Pesquisar
Close this search box.

Aprovado zoneamento de risco climático para safrasv

Os zoneamentos de risco climático para as culturas de caju, milho e café, ano safra 2008/2009, foram publicados na última sexta-feira, 17, no DOU (Diário Oficial da União), por meio da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
As portarias n° 203 e 204 aprovam o zoneamento do caju nos estados da Bahia e Maranhão. No estudo, foram quantificados os riscos para a produção, levando-se em consideração as épocas favoráveis ao plantio da cultura, o balanço hídrico e o levantamento de solos nos estados.

Planta adaptada

O cajueiro é uma planta tropical adaptada às condições do litoral nordestino, a solos profundos, férteis e areno-argilosos.
As condições ideais para o plantio do caju são temperaturas que variam de 22 a 32 graus Celsius, muita luminosidade e altitudes inferiores a 600 metros.
O zoneamento para o milho no estado do Acre foi aprovado pela portaria n° 202.
Essa cultura caracteriza-se pelas diferentes formas de utilização, desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia em grãos. No Brasil, do total consumido, cerca de 60 a 80% destina-se à alimentação animal.

Espírito Santo

Nas publicações de sexta-feira também encontra-se a portaria n° 201, que confere o zoneamento para o café no estado do Espírito Santo. Vale ressaltar que o Brasil possui a liderança em pesquisas cafeeiras, o que assegura maior competitividade no mercado e eleva a sustentabilidade no agronegócio.
De acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o estado produzirá 10 milhões de sacas beneficiadas na safra 2008, sendo dois milhões de café arábica e sete milhões de robusta.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar