Pesquisar
Close this search box.

Aprovadas mudanças no Código Tributário do AM

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou ontem (22) modificações no Código Tributário do Estado. O projeto de lei, oriundo de mensagem governamental, recebeu pareceres favoráveis de diversas comissões técnicas da ALEAM, dentre as quais a CCRJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e de Finanças Públicas, presididas, respectivamente, pelos deputados estaduais Belarmino Lins (PMDB) e Adjuto Afonso (PP).
Entre as principais modificações implementadas ao Código Tributário do Estado destacam-se a instituição do Processo Tributário Administrativo Eletrônico (PTA-e) e a inscrição em dívida ativa de débitos do ICMS, tratando de imposto declarado pelo contribuinte e não pago, após 90 dias, contados do vencimento, independente do processo tributário administrativo, além do parcelamento do ICMS apurado pela indústria incentivada.
Belarmino Lins explica, sobre a instituição do Processo Tributário Administrativo Eletrônico (PTA-e), que o governo do Estado pretende, no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda, “instituir uma revolução procedimental com a implantação do sistema eletrônico, pondo fim aos processos em papel, desde lavratura do Auto de Infração e Notificação Fiscal pelo auditor fiscal de tributos estaduais, que ocorrerá eletronicamente, como todos os atos seqüenciais, incluindo defesa e/ou impugnação, a juntada de documentos, que ocorrerão eletronicamente”.
Com essa medida, salienta o presidente da CCJR, todos os atos e termos inerentes ao processo tributário administrativo, considerados necessários à apuração da certeza e liquidez do crédito tributário, serão praticados em ambiente virtual. A justificativa da implantação desse sistema é a incorporação da maior segurança na tramitação de dados, a queda de custos, além de potencializar a celeridade e transparência, por meio da certificação digital, reduzindo a burocratização do processo tributário.

Dívida ativa/ICMS

Com relação à inclusão em dívida ativa de débitos do ICMS do imposto declarado não pagos após 90 dias, o deputado Adjuto Afonso diz que a medida trará repercussões positivas à arrecadação estadual, já que tornará mais célere a cobrança dos créditos tributários, que embora declarados à repartição tributária pelos contribuintes, não foram recolhidos em tempo hábil.
Segundo o parlamentar, jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal estabelece que os débitos declarados pelo contribuinte e não pagos em tempo hábil, são considerados como crédito tributário, tornando-se dispensável a instauração de processo administrativo.
Quanto ao parcelamento do ICMS apurado pela indústria incentivada, a mensagem do Governo do Estado enviada à Aleam diz que o instrumento trará, em tempos de dificuldades, aumento de liquidez para as indústrias incentivadas no Estado do Amazonas pela Zona Franca de Manaus, de modo a proporcionar aumento de competitividade financeira para maior disponibilidade de recursos a serem aplicados em custeio e capital de giro, condição que, até então, era vedada pela legislação em vigor. Esta impossibilita o parcelamento do ICMS apurado após dedução do incentivo fiscal.
O conjunto de medidas do governador Omar Aziz visa contribuir para melhoria do desempenho da gestão e controle da administração tributária, assim como o de reduzir custos operacionais. Além disso, objetiva garantir competitividade dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus pela incorporação de mecanismos que viabilizem a sustentação de seus empreendimentos industriais por meio de ações facilitadoras nas quitações de créditos tributários.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar