“Apps de quarentena” são eleitos os melhores de 2020 no iOS

Os aplicativos para celular foram talvez os principais aliados das pessoas durante a maior parte de 2020. Com estabelecimentos, lojas e academias fechadas devido à pandemia de COVID-19, foram eles que nos ajudaram a manter a comunicação e os hábitos saudáveis. Ou seja, nada mais justo do que homenageá-los no final deste ano.

A Apple divulgou nesta terça-feira (1º) a lista dos melhores aplicativos e jogos para iPhones, Macs, iPads, Apple TV e Apple Watches. Pela segunda vez, o app de exercícios Wakeout!, do desenvolvedor Andres Canella, foi eleito melhor do ano no iOS. Ele oferece mais de mil categorias de exercícios para ajudar o usuário a manter uma rotina diária saudável sem sair de casa.

Outro app nessa categoria que se destacou foi o Endel, agora para Apple Watch. O serviço oferece experiências sonoras personalizadas diretamente do relógio para “dar à sua mente e corpo o que é necessário para alcançar a imersão total em qualquer tarefa”.

Para iPad, quem se destacou foi o Zoom, plataforma de videoconferências. O aplicativo mostrou um crescimento surpreendente principalmente durante o primeiro semestre deste ano, quando muitos trabalhos presenciais precisaram migrar para o virtual. Nos últimos meses, inclusive, vimos o Zoom disputando o 1º lugar de app mais baixado do mundo com o TikTok diversas vezes.

Serviços de streaming e jogos também tiveram um papel muito importante durante o período de isolamento social. Disney+, que recentemente chegou ao Brasil, foi eleito o melhor aplicativo para Apple TV, enquanto Genshin Impact, da MiHoYo, ganhou o título de jogo do ano para iPhone. O jogo de carta Legends of Runeterra, da Riot Games, foi eleito o jogo do ano no iPad.

Confira a lista completa dos vencedores deste ano:

Um microscópio científico que você mesmo pode construir

Produto poderá ser usado por estudantes e profissionais

Da série: faça você mesmo, pesquisadores do Instituto Leibniz de Tecnologia Fotônica e da Universidade Jena, na Alemanha, desenvolveram uma plataforma óptica que serve como caixa de ferramentas para construir microscópios de alta resolução, comparáveis aos microscópios comerciais que custam até mil vezes mais.

O microscópio modular foi batizado de UC2, um termo cibernético para a expressão em inglês “Você também vê” (You See Too).

Com componentes feitos por impressora 3D e a câmera de um celular, o sistema pode ser combinado da maneira que a pergunta de pesquisa exigir – desde a observação de longo prazo de organismos vivos na incubadora até uma caixa de ferramentas para aulas de óptica.

O bloco de construção básico do sistema UC2 é um cubo simples com uma aresta de 5 centímetros, que pode receber uma variedade de componentes, como lentes, LEDs ou câmeras.

Embora seja voltado para o público ‘faça você mesmo’ e para estudantes em geral, a equipe desenvolveu o sistema tendo em vista também aplicações sérias, em pesquisas científicas e médicas, por exemplo.

Telegram testa chamadas em grupo

Telegram testa chat por voz em versão beta

Em breve, o Telegram permitirá chamadas de voz em grupos. O recurso está em testes na versão beta do aplicativo, tanto para iOS quanto para Android. Com essa ferramenta, todos os membros do grupo poderão conversar entre si apertando o botão de falar, assim como funciona uma conversa por walkie-talkies.

Aos poucos, o Telegram está recuperando terreno em dois pontos em que estava bastante atrasado: chamadas de áudio e vídeo. Ligações são permitidas desde 2017, mas o Telegram implementou chamadas de vídeo apenas em agosto deste ano. Entretanto, as chamadas em grupo eram uma deficiência do app, que resistia em adicionar o recurso. Agora, elas enfim estão funcionando na versão beta. Entretanto, possuem algumas diferenças das ligações comuns.

Chats em grupo

As novas chamadas de voz estão agora habilitadas na versão beta 7.3 do Telegram (build 21649). Para utilizar o recurso, você e todos os participantes da chamada devem ter a versão beta instalada em seus celulares. Apenas o administrador do grupo pode iniciar uma chamada.

A ligação envolve apenas os participantes convidados pelo administrador, e só é permitida entre membros de um mesmo grupo. Assim, ainda não é possível ligar para alguém pelo Telegram e incluir outras pessoas na chamada.

Como dito anteriormente, o chat de voz funciona de forma semelhante a um walkie-talkie.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email