Pesquisar
Close this search box.

Apple cria mecanismo que gira iPhone em queda

A Apple patenteou uma tecnologia que pode ser capaz de girar o iPhone em pleno ar quando o aparelho estiver em queda livre.
O objetivo é proteger as partes mais sensíveis do aparelho, como a tela de vidro e o sensor da câmera, de sofrerem danos ao chocar-se com o solo ou outra superfície qualquer.
Segundo o documento da patente, registrada na última terça-feira (2), a invenção permitirá que o dispositivo identifique automaticamente uma situação de queda, determine qual parte do aparelho fará o iminente contato com o solo e, assim, altere o seu centro de gravidade, girando-o para que o choque ocorra com uma parte mais resistente de sua carcaça –a lateral ou a traseira, por exemplo.
A tecnologia fará uso de sensores que detectam se o dispositivo está caindo e calculam dados como velocidade de queda e tempo restante para o choque. A partir disso, o sistema aciona um mecanismo de proteção configurado para alterar o centro de massa do objeto com base nos dados processados –tudo antes que o celular chegue ao solo.
Segundo a página “Apple Insider”, na prática, um motor de vibração normal de um iPhone já é capaz de mudar a rotação do aparelho durante queda livre. Se a velocidade de rotação for potencializada, será possível controlar efetivamente o ângulo de “aterrissagem” do celular.
O site cita também que, apesar de não estar presente nos iPhones 6 e 6 Plus, o tipo de motor de oscilação que tornaria isso possível foi utilizado em versões anteriores do smartphone, o que significa que a patente “poderia ser projetada facilmente para um próximo modelo”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar