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Apple lançará óculos inteligentes em 2022

Em sua mais nova edição da coluna semanal Power On, o jornalista do Bloomberg especializado em Apple Mark Gurman revela que os óculos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) da Apple devem ter foco em consumo de mídia, jogos e comunicação.

É dito que jogos serão o ponto forte do dispositivo “especialmente pelo fato de que terá múltiplos processadores, uma ventoinha, telas de alta resolução e App Store proprietária”, revela Gurman.

Em seguida está o foco em consumo de mídia, com o dispositivo sendo excelente para assistir filmes, séries e vídeos. Gurman espera que a Apple “trabalhe com parceiras de mídia para criar conteúdo que possa ser visto em realidade virtual com o dispositivo.”

Por último temos o foco em comunicação com experiências como emojis animados Animojis e FaceTime em realidade virtual para “a nova era das chamadas de vídeo.”

Apesar de atrasos na produção, ainda é esperado que a Apple lance seus óculos já em 2022, mas não se sabe se isso acontecerá já em setembro durante o anúncio do iPhone 14 ou se ficará mais para o final do ano em um evento próprio como acontece com os Macs.

Óculos VR/AR 

Ainda sem um nome definido, é esperado que os óculos contem com um design minimalista e facilmente identificável como produto Apple, além de incluir dois processadores principais — podendo ser versões modificadas do poderoso chip M1 — e conectividade sem fio de última geração.

Motorola anuncia chegada dos Moto G200, G71 e G31 ao Brasil

Modelo G200 é o mais novo topo de linha da marca

Cerca de um mês após o anúncio global, a Motorola confirma a chegada do Motorola Moto G200 ao Brasil. Mais recente topo de linha básico da marca equipado com o potente Snapdragon 888 Plus, o Moto G200 é lançado ao lado do Motorola Moto G71, primeiro celular do mercado a vir embarcado com o inédito Snapdragon 695, além do Motorola Moto G31, nova solução da companhia que visa oferecer um conjunto sólido de especificações para o segmento de entrada.

Destaque entre os lançamentos, o Moto G200 chega como o sucessor do ainda recente Moto G100, corrigindo muito dos pontos criticados no modelo passado. A novidade chama a atenção pela presença do processador Snapdragon 888 Plus, que segue como uma das soluções mais potentes da Qualcomm, acompanhado de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.

O Moto G200 se destaca ainda pelo conjunto de câmeras, que emprega lente frontal de 16 MP e três câmeras traseiras, com sensor principal de 108 MP, ultrawide com função macro de 8 MP e campo de visão de 119°, e sensor auxiliar de 2 MP para cálculos de profundidade. Há suporte a gravações a até 4K a 30 FPS com os sensores traseiros, e até Full HD a 30 FPS na lente de selfies, bem como tecnologia Ultrapixel, que combina 9 pixels em 1 para captar mais luz e detalhes.

Citroen Ami pode vir ao Brasil

Modelo elétrico não precisa de CNH

O carro elétrico, independentemente da marca, costuma chamar a atenção pela forte aceleração e o torque imediato, mas o Citroen Ami, que pode ser lançado no Brasil pela marca francesa em um futuro próximo, não tem nada disso. Muito pelo contrário.

O modelo francês é um dos carros elétricos mais lentos do mundo e, na Europa, sequer é considerado como tal, e sim um quadriciclo. Por conta disso, não requer que o motorista tenha uma CNH comum, bastando uma licença conhecida como AM.

A licença AM é oferecida para os condutores que tenham idade mínima de 14 anos (no Brasil seria a partir de 16 anos) e desejam conduzir motocicletas e quadriciclos leves, com potência menor do que 50 cm³. E é nesse módulo que o Citroen Ami se enquadra.

O modelo tem sob o capô uma bateria de 5,5 kWh, que dá a ele autonomia de 70 quilômetros. O motor elétrico, por sua vez, é de apenas 8cv, o que resulta em uma velocidade máxima de 45 km/h.

O simpático carro elétrico (ou quadriciclo, se preferir) é sucesso de vendas na Europa, principalmente entre os jovens, pois é disponibilizado por valores em torno de R$ 127 mensais, após pagamento de uma taxa inicial de cerca de R$ 21.800.

Como o TikTok pode melhorar a experiência do cliente?

TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo todo

Fotolog, MySpace, Orkut… Se você nasceu antes ou durante a década de 90, provavelmente deve se lembrar de alguma dessas redes sociais, não é mesmo? Com o tempo, os aplicativos de interação foram se atualizando, ganhando novas funções e hoje, as redes sociais caíram na graça do povo e não há quem nunca tenha visto uma daquelas danças virais do TikTok ou então um meme enquanto confere o feed no Instagram.

E se engana quem pensa que as redes sociais são voltadas unicamente para o entretenimento dos usuários. Isso porque as empresas viram nestes canais de comunicação a oportunidade para divulgarem suas marcas, atraírem mais clientes e, claro, aumentarem o faturamento com o comércio digital.

Não é à toa que 56% dos usuários brasileiros seguem alguma empresa ou marca no TikTok, conforme demonstra um estudo realizado este ano pela empresa de tecnologia especializada em pesquisa de mercado, Opinion Box. Ainda segundo as estatísticas, 66% do público concorda que o TikTok consegue criar um relacionamento entre um negócio e seus consumidores.

Ao longo da análise, é revelado também que 33% dos usuários brasileiros adeptos a rede social chinesa já compraram algum produto ou contrataram serviços por causa do TikTok, enquanto que 32% disseram que deixaram de comprar determinada mercadoria por causa de comentários negativos que encontraram através do app.

Os dados deixam em evidência a importância das redes sociais para o sucesso de uma marca e consagram o TikTok como uma poderosa ferramenta para o marketing digital.

Como o TikTok pode ser útil para uma empresa?

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo todo, a plataforma oriental apresentou um crescimento de 45% desde julho de 2020, conforme a análise divulgada pela Reuters.

Sucesso no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, a gigante foi criada pela ByteDance e é conhecida pelos vídeos curtos e pelo público diversificado, que não se limita a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), mas também abrange os Millennials (1981 – 1995) e a Geração Alpha (2010-atualmente). Interativo, multimidiático e objetivo, o TikTok atende às principais necessidades do consumidor moderno, que ficou ainda mais exigente durante a pandemia e teve seus hábitos de compra transformados após o avanço da digitalização.

Para se destacarem em meio a concorrência e serem reconhecidas pelo público-alvo, muitas marcas têm apostado nesta rede social para atrair potenciais consumidores e melhorar o atendimento ao cliente. Empresas como Cacau Show, Ambev e Riachuelo, por exemplo, já deram um passo à frente e vem chamando a atenção dos usuários com seus vídeos simples e divertidos.

Para a publicitária e diretora de sustentabilidade da Abradi-SP, Henriane Morelli, as pessoas buscam, mais do que nunca, por experiências e soluções que otimizem o tempo e resolvam seus problemas de forma rápida e humana.“Quando oferecemos uma plataforma como o TikTok, com soluções que conseguem humanizar a marca e apresentar o produto de maneira criativa, percebemos que o resultado aparece”, inicia a especialista, que complementa: “Diante do excesso de informação e de ofertas de consumo, precisamos de conteúdos que conquistem nosso interesse em poucos segundos e é justamente por meio das estratégias de comunicação que as marcas passam a analisar o comportamento do público, para melhorar a experiência do cliente através dos canais digitais”, pontua.

Com relação às técnicas de marketing que auxiliam na retenção da atenção dos usuários do TikTok, Morelli explica que a identificação da persona, bem como o planejamento dos conteúdos que serão postados, são fundamentais para a divulgação de qualquer empresa. “Não adianta estar no TikTok e não ter assunto para falar com o público. As redes sociais nos ajudam a dar voz para a nossa marca e é por isso que precisamos entender quem é a nossa audiência e como conquistá-la. As pessoas entram nas redes sociais para se divertirem e não para comprar produtos. A compra é uma consequência”, pontua a publicitária.

Novas ferramentas e marketing empresarial

Além de se atentar para a produção de vídeos criativos que aumentem o engajamento da marca, é necessário aproveitar da melhor forma possível os recursos disponibilizados pela plataforma para melhorar a experiência do cliente. De acordo com o publicitário e CEO da IWM Agency, Murilo Oliveira, o TikTok vem realizando diversas melhorias em seu sistema, sempre prezando pela satisfação das empresas e dos clientes.

“Além do Shopify, parceria com uma empresa de comércio eletrônico que pretende unificar o processo de compra dentro do app, o TikTok também está implementando o Showcase Pop Up, uma experiência interativa de compra entre os usuários e anunciantes”, explica Oliveira. “Esta ferramenta vai permitir que adesivos e imagens sejam sobrepostos sobre os vídeos para ilustrar elementos importantes de um produto. Um exemplo disso é uma marca de refrigerantes que pode adicionar uma latinha ao conteúdo que está sendo produzido. Assim, quando o usuário clicar na latinha, ele será levado para uma página onde poderá comprar o mesmo”.

Além disso, o publicitário aponta outras ferramentas que prometem facilitar a relação empresa-cliente, como o StoryTime e o TikTok for Business: “O primeiro permitirá que os usuários se tornem parte da narrativa de uma campanha, enquanto que o segundo diz respeito a uma plataforma dentro do TikTok voltada para anúncios e propagandas”, finaliza.

Vale lembrar que a humanização, a conectividade e a interatividade promovidas por meio do TikTok são recomendadas pelos especialistas não só para a prospecção dos clientes, como para a fidelização dos antigos.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
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