10 de dezembro de 2024

Aposição de fotografias de ex-gestores homenageia legado dos líderes

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) conta com quatro galerias para realizar uma justa homenagem e reconhecimento aos gestores da Corte Judiciária do Estado. Duas delas estão localizadas no Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas (antigo Palácio da Justiça Clóvis Bevilácqua), no Centro. São a “Galeria de Presidentes” e a “Galeria dos Corregedores de Justiça” do Tribunal. 

Na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na Avenida André Araújo, no Aleixo, também há duas outras galerias. A “Galeria de Presidentes” e a “Galeria de Desembargadores”.  

No fim de abril deste ano, o TJAM promoveu a solenidade de aposição das fotografias dos ex-presidentes da Corte, desembargadores Yedo Simões de Oliveira, Domingos Jorge Chalub Pereira e Flávio Humberto Pascarelli Lopes, na “Galeria de Presidentes” do Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas (antigo Palácio da Justiça Clóvis Bevilácqua), no Centro.

Na mesma ocasião, foi realizada a aposição da foto do desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro na “Galeria dos Corregedores de Justiça” do Tribunal.

Yedo Simões, que comandou o Judiciário Estadual no biênio 2018/2020, foi representado na solenidade pelo irmão, o também desembargador Elci Simões. Chalub – que havia dirigido o TJAM em 2009/2010, voltou à Presidência da Corte para o biênio 2020/2022 – não pôde comparecer à cerimônia. Pascarelli, que também já havia dirigido o Tribunal anteriormente, cumpriu novo mandato – de seis meses – de julho a dezembro de 2022.

A cerimônia de aposição das fotografias contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, magistrados, servidores e outras autoridades convidadas.

O desembargador Elci Simões agradeceu à direção da Corte pela homenagem ao irmão que não pôde estar presencialmente. “Essa homenagem representa muita alegria e o reconhecimento do Tribunal por uma trajetória que já soma 45 anos de carreira”, afirmou Elci Simões, transmitindo os agradecimentos de Yedo à direção do Tribunal.

O desembargador Flávio Pascarelli disse que a aposição da imagem dos magistrados na Galeria é um momento que representa a preservação da memória do Tribunal de Justiça. “É um momento de reconhecimento a todos os desembargadores que estiveram à frente da gestão do Judiciário Estadual. Vamos ficar unidos, aqui, para sempre!”, disse o desembargador.

“Galeria dos Corregedores”

O desembargador Anselmo Chíxaro, por sua vez, disse ser uma honra ter a sua foto na Galeria dos Corregedores, ao lado de colegas ilustres que muito contribuíram para o Tribunal. “É gratificante saber que de certa forma o nosso nome foi lembrado pelo trabalho que realizamos”, comentou o magistrado, que esteve à frente da Corregedoria de Justiça do Amazonas de junho a dezembro de 2022.

Mais desembargadores na Galeria 

Uma das Galerias dos Presidentes está no Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas (Imagem: Chico Batata)

Os desembargadores Yedo Simões de Oliveira, Domingos Jorge Chalub Pereira e Flávio Humberto Pascarelli Lopes foram homenageados, em março deste ano, com a aposição de suas fotografias na Galeria de Presidentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Simões comandou o Judiciário Estadual no biênio 2018/2020; Chalub, que já havia dirigido o TJAM em 2009/2010, voltou à Presidência da Corte para o biênio 2020/2022; e Pascarelli, que também já havia dirigido o Tribunal anteriormente, cumpriu novo mandato, de seis meses, de julho a dezembro de 2022.

Instalada no hall do Plenário Desembargador Ataliba David Antonio – onde acontecem as sessões de julgamento do Tribunal Pleno, do Conselho da Magistratura e das Câmaras Reunidas -, no Edifício-Sede do TJAM, no Aleixo, a Galeria de Presidentes é um dos espaços destinados a preservar a memória do Judiciário amazonense.

A cerimônia de aposição das fotografias foi conduzida pela atual presidente do Tribunal, desembargadora Nélia Caminha Jorge e contou com a presença de servidores, magistrados e outras autoridades convidadas.

Falando em nome dos homenageados, o desembargador Domingos Chalub, que disse que “a galeria de Presidentes representa uma memória e todos sabemos que memória é Educação e Cultura e, apesar de todos os avanços da eletrônica e da cibernética, a pintura e a fotografia continuam sendo um dos maiores registros da humanidade. Muito obrigado a todos, acho que cumprimos a nossa missão”, disse Chalub, que dirigiu o Judiciário Estadual no biênio, pela segunda vez, no biênio 2020/2022.

A presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, destacou que a homenagem aos desembargadores é um exemplo de boa prática no Poder Judiciário do Amazonas, honrando gestores e colegas pelos elevados serviços prestados ao jurisdicionado e preservando a memória do próprio Tribunal.

“A aposição das fotos dos excelentíssimos senhores desembargadores Yedo Simões de Oliveira, Domingos Jorge Chalub Pereira e Flávio Humberto Pascarelli Lopes na Galeria de Presidentes do Tribunal de Justiça do Amazonas não representa apenas um gesto simbólico, mas sim uma mensagem bem clara de que preservamos a memória de nossa instituição, ao mesmo tempo em que reconhecemos o valor pessoal de quem contribuiu para consolidar, ainda mais, os alicerces dessa obra coletiva que é distribuir Justiça aos nossos cidadãos e cidadãs amazonenses. Homens de elevado compromisso com a gestão pública recebem a justa homenagem de ter imagens associadas permanentemente aos sólidos objetivos da Justiça amazonense. Seus nomes, suas biografias e suas ações são escritas por este simples gesto para a posteridade”, disse a presidente Nélia Caminha.

Participaram da cerimônia a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Joana dos Santos Meirelles; o corregedor-geral de Justiça desembargador Jomar Fernandes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), Jorge Manoel Lopes Lins; o Ouvidor Judiciário do TJAM, desembargador Abraham Peixoto; os desembargadores Graça Figueiredo; João Simões; Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura; Paulo César Caminha e Lima; Lafayette Carneiro Vieira Júnior; Airton Gentil; José Hamilton Saraiva dos Santos; Elci Simões de Oliveira; Délcio Luís Santos; Vânia Maria Marques Marinho; Onilza Abreu Gerth; Mirza Telma de Oliveira Cunha; Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques; Anselmo Chíxaro e Henrique Veiga Lima; o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), juiz de Direito Luiz Márcio Nascimento Albuquerque; o defensor público-geral Ricardo Queiroz de Paiva; o procurador de Justiça Nicolau Libório dos Santos Filho, representando o Ministério Público do Amazonas; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Jean Cleuter Simões Mendonça; demais magistrados, servidores do Judiciário e familiares e amigos dos homenageados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar