Pesquisar
Close this search box.

Após prever pibão, Dilma fala em crescimento sério

A presidente Dilma Rousseff disse hoje, em sua primeira aparição pública deste ano, que em 2013 o país terá um crescimento econômico “sério, sustentável e sistemático”. A declaração foi dada durante cerimônia em São Julião, no Piauí, para anúncio de obra de adutora.
A crise internacional é um dos fatores apontados pelo governo para o mau desempenho, que defende que a recuperação já está em curso.
“Asseguro que 2013 será um ano em que nós teremos aquele crescimento sério, sustentável e sistemático. Queremos crescer, mas queremos crescer garantindo também que não só seja a economia que cresça. Queremos que o povo brasileiro cresça, que o emprego cresça, e sobretudo, é um compromisso muito forte do meu governo, que a educação de qualidade cresça no nosso país”, disse a presidente em seu discurso.
Em dezembro, Dilma havia dito que quer “um pibão grandão” para 2013. O PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer 3,20% em 2013, de acordo com a mediana das projeções do boletim Focus, do Banco Central, que apura estimativas entre cerca de cem instituições financeiras. Em 2012, a previsão é de que tenha crescido menos de 1%, apesar da série de incentivos anunciados pelo governo e a redução da Selic à mínima histórica de 7,25% ao ano.
Na avaliação da presidente, este ano vai ser aquele em que “vamos colher muitas coisas que nós plantamos”, embora também seja o ano em que “vamos plantar ainda mais do que iremos colher”.
Dilma fez referência às ações do governo de incentivo ao consumo e à habitação própria, mas destacou a importância da produção de conhecimento.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar