Pesquisar
Close this search box.

Aplicativo vai facilitar a consulta por menor preço na hora da compra

https://www.jcam.com.br/1909_PLATAFORMA.jpg

O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) e o Procon Brasil lançaram, no início deste mês, uma ferramenta que permite a consulta de preços com identificação dos pontos de venda, o “Busca Preço Amazonas”.

Com as informações de cerca de sete milhões de NFC- produtos, a ferramenta virtual pode ser acessada no endereço eletrônico buscapreco.sefaz.am.gov.br e na página da Sefaz-AM (www.sefaz.am.gov.br).

De acordo com o presidente do Corecon, Nelson Azevedo, o sistema conquistou imediatamente o público amazonense, que tem consultado os valores de milhares de produtos e comprado nos estabelecimentos comerciais mais baratos. “O Detin (Departamento de Tecnologia da Informação) tem registrado entre cinco e seis mil acessos diários. A procura deve aumentar a partir do momento em que os usuários começarem a divulgar as vantagens operacionais do Busca Preço”, enfatizou o diretor do Detin, Rodrigo Albuquerque.

Azevedo ressaltou que a ferramenta eletrônica será um importante instrumento para a sociedade.

Já para a presidente do ProconsBrasil, Rosely Fernandes, a funcionalidade do Busca Preço incentivará ainda mais a livre concorrência e fazer com que o consumidor interaja e atue como fiscalizador do cumprimento da legislação. Atualmente, o Procon já disponibiliza em seu aplicativo para plataformas Android e iOS uma pesquisa de preços de combustíveis, enquanto o Busca Preço tem alcance sobre todas as mercadorias vendidas no comércio varejista do Amazonas.

Preços atualizados
Por padrão, são exibidos os preços de notas emitidas nas últimas 48 horas. No menu de opções, o usuário pode alterar o período da consulta de um dia até sete dias, podendo desta forma acompanhar os valores praticados.

A figura de um “foguinho” indica os preços das notas fiscais emitidas recentemente. Esta é a informação mais “quente” disponível pelo sistema. Como a atualização ocorre de hora em hora, é possível que o usuário do Busca Preço Amazonas se beneficie das promoções relâmpagos que acontecem, inesperadamente, em alguns estabelecimentos comerciais como supermercados. A informação neste caso pode ser uma grande aliada na economia doméstica.

Como funciona a ferramenta?
O Busca Preço Amazonas obtém os preços a partir das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) emitidas no Amazonas e armazenadas na Sefaz-AM. Cada vez que uma NFC-e é emitida por um estabelecimento, o preço dos itens registrados na nota é inserido e atualizado no sistema.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar