Pesquisar
Close this search box.

Apagão também atingiu os Estados do Acre e Rondônia

O apagão ocorrido na tarde de terça-feira (4) atingiu também o Acre e Rondônia, elevando para 13 o número de Estados que foram atingidos pela falta de energia, além do Distrito Federal.
A informação consta do chamado IPDO (Informativo Preliminar Diário de Operação), divulgado hoje pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
A interrupção do fornecimento de energia no país durou cerca de 40 minutos e atingiu ao menos 6 milhões de pessoas. De acordo com o IPDO, a interrupção foi equivalente a 5 mil MW (megawatts) de carga.
O boletim informa ainda que a causa do desligamento ainda não foi identificada. Explica apenas que às 14h03 ocorreu o desligamento automático de 12 linhas de transmissão que compõe a interligação entre os sistemas do Norte e do Sudeste do país.
Com o isso, houve outros desligamentos por medida de segurança, o que levou a um corte de energia para os Estados de “Tocantins, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.
De acordo com o boletim, o ONS precisou fazer um corte adicional de carga de 1.800 MW com o objetivo de sincronizar o sistema para sua volta, que começou a ocorrer por volta das 14h40.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar