Pesquisar
Close this search box.

Ano bom para o Legislativo

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/Janeiro/8/0201_D5.jpg

 

No último dia 18 de dezembro o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Deputado Josué Neto, finalizou o ano legislativo de 2019 de forma positiva e com respeito. 

Durante a noite de votação, ouve debates, ações, proposições e a definição do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020, com 828 emendas impositivas, em defesa da democracia, mantendo o respeito entre os parlamentares atuantes do Estado.

Foram analisados cerca de 105 dos 111 projetos que estavam na pauta além das 81 emendas não impositivas que foram transformadas em indicativos ao Governo do Estado.

Os PLs foram debatidos pelos deputados que trabalham em defesa das pautas relacionadas à defesa de crianças, adolescentes, saúde, assistência social, segurança, campanhas de sensibilização entre outros.

Josué, agradeceu os colegas deputados e os servidores pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano de 2019. Segundo o parlamentar, a função de presidente da Casa não o torna melhor que ninguém, todos são iguais. 

“Eu sou o Josué, que outrora tinha 17, 25, 30 e hoje aos 44 anos. Se eu estou aqui, me sinto igual a todos. Eu estou aqui no local onde tive os votos dos colegas desta casa”, concluiu Josué Neto, que também ressaltou que não se sente menor em pedir desculpas ou em ser atacado de forma pessoal”.

“Esse é o momento que abrilhanta o parlamento, abrilhanta a democracia. Aqui a gente não consegue nem ter a cor da pele igual, quanto mais o pensamento igual. Então estamos chegando ao final desse dia, ao final do ano de 2019 com o sentimento que a democracia nesta Casa, ela é respeitada, ela é elevada de uma forma que todos nós, a cada dia que passa nos tornamos melhores”.

Outro ponto positivo destacado na gestão do parlamentar foi a disponibilização de um novo exame, capaz de aumentar 100 % a precisão dos diagnósticos de câncer de colo de útero. O serviço passará a ser realizado nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). A atitude debatida na Aleam foi sugerida pelo presidente Josué Neto e autorizada pelo presidente da República Jair Bolsonaro durante encontro em Manaus.

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

ENTREVISTA: Josué Neto, presidente da Aleam

1. Jornal do Commercio – Como o senhor avalia a sua gestão em relação a ações importantes no período de 2019 em que esteve à frente da Aleam?

Josué Neto – Bem, eu acho que 2019 foi um ano do qual a Assembleia Legislativa se tornou protagonista nos serviços públicos, principalmente, quando a gente cumpre a Constituição, a função constitucional, que é de debater os temas mais importantes e trazer a sociedade para o diálogo, para o debate, ou seja, deixar a Casa aberta para as classes, categorias. Podemos dizer que a Assembleia esteve no Centro de debates importantes para a nossa população nas áreas da saúde, educação, segurança, economia, Zona Franca, desenvolvimento do Amazonas. 

2. JC – Durante sua administração o Legislativo e a população colheram frutos positivos. O Senhor pode citar alguns desses avanços?

No começo do ano com a saúde, nós recebemos diversos servidores da saúde no momento em que a saúde já estava com alguns problemas no pagamento dos terceirizados e conseguimos algumas soluções. A Assembleia aprovou a utilização de R$ 350 milhões do FTI, para justamente tirar naquele momento a saúde de uma situação muito delicada. Na educação, conseguimos um acordo com os professores durante a greve durou cerca de 41 dias e a partir do 30º dia nós, através da deputada Therezinha Ruiz, que é a presidente da Comissão de Educação, conversamos com os dois sindicatos, com o Sinteam e a Asprom/Sindical, e conseguimos por um fim na greve. 

A partir de uma proposição do deputado Serafim Côrrea, conseguimos remanejar recursos da da  Afeam para pagar o 13º salário dos servidores estaduais. Ou seja, a Assembleia participou efetivamente de diversos momentos importantes nesse ano de 2019 e a gente está se preparando, estudando mais, abrindo mais as alternativas para o debate. O parlamento é o berço da democracia, democracia é isso: você ouvir os diferentes, saber mediar isso, saber entrar nos acordos, conversar com as pessoas, ver o que a gente pode fazer. Isso ficou muito exemplificado a partir do fim da greve da educação, que acho que ali foi o principal momento em que a Assembleia contribuiu com a sociedade amazonense.

3. JC – Fale um pouco sobre suas atividades desenvolvidas para a população do interior do Amazonas?

O interior também recebeu recursos do FTI para a área da saúde. Também buscamos ampliar  as ofertas de cursos de qualificação para o interior através do Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) e o empreendedorismo através de uma parceria com a Afeam (Agência de Fomento do Amazonas) e o Sebrae ( (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Recentemente conseguimos junto a Seinfra a recuperação de ramais, como o Ramal do Rosarinho (em Autazes) e estradas, como a estrada de Novo Airão que são vias importantes para a economia, para o transporte de produtos da zona rural.  

4. JC – O que o senhor tem para falar sobre as expectativas e planejamentos para o ano de 2020?

Temos algumas pautas importantes para tratar no Parlamento em 2020. O Governo do Estado vai encaminhar para a Assembleia Legislativa, justamente, para se adequar a Reforma da Previdência, que foi aprovada há quatro meses na Câmara Federal. Isso é importante para que haja um reajuste na economia do Amazonas. Acredito também que nossa economia vai voltar a crescer no ano de 2020. A expectativa é que a economia continue a crescer e esperamos que esses recursos cheguem até os cofres do Governo e sejam usados da melhor forma possível. Também Estamos concluindo o novo portal da Assembleia. Acredito que nos primeiros dias de janeiro esse portal será divulgado, conferindo ainda mais transparência para as ações do Parlamento Estadual. 

5. JC – Qual a importância dos 116 anos do Jornal do Commércio para a cidade de Manaus?

O Jornal do Commercio é um jornal comprometido com a informação e em seus mais de 100 anos de história foi testemunha dos principais acontecimentos no Amazonas, principalmente no que diz respeito a economia. Um jornal atento às necessidades da nossa população e ao potencial de desenvolvimento da nossa região.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar