Aniversário de 20 anos da UEA é celebrado na Aleam com parceria entre as instituições

O aniversário de 20 anos de criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi celebrado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante Cessão de Tempo, em que um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições foi assinado para promover cursos para servidores da Casa e dos municípios. O documento foi assinado pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), o reitor da UEA, professor doutor Cleinaldo Costa, e o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), prefeito de Manaquiri (distante 60 km de Manaus em linha reta), Jair Souto (MDB).

A iniciativa reafirma a parceria entre a UEA e o Poder Legislativo. O termo é o resultado das tratativas entre o Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), com a UEA e a AAM e permitirá a transmissão e utilização dos espaços físicos das instituições para a prática de atividades de interesse comum no campo do ensino.

De acordo com Roberto Cidade, a iniciativa irá beneficiar os servidores da Aleam. “Eles contarão com cursos nas dependências da Aleam e com nossos amigos do interior, que poderão receber os cursos nas estruturas da Universidade nos municípios”, ressaltou.

Durante a Cessão de Tempo, concedida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), o reitor da UEA professor doutor Cleinaldo Costa, falou sobre a fundação da universidade, sua importância e as atividades realizadas pela instituição de ensino durante as duas décadas.

“A UEA está presente em todos os municípios do Amazonas. São mais de 21.600 estudantes matriculados, entre graduação e pós-graduação, sendo 250 cursos de graduação e 46 de pós-graduação, fora os cursos abertos no interior sob demanda da população”, enumerou o reitor.

Cleinado Costa ainda falou as últimas aquisições da universidade, como o microscópio eletrônico mais moderno da América Latina, recentemente adquirido, que possibilitará aos pesquisadores de várias instituições da Amazônia trabalharem tendo definição de imagens em 3D, tendo um imenso valor para a pesquisa.

O deputado Wilker Barreto (Podemos) falou, em nome da Aleam, para agradecer a apresentação do reitor a respeito das atividades acadêmicas realizadas pela UEA. “Muita gente questiona os investimentos na UEA, por desconhecimento. Não tenho dúvidas de que o desenvolvimento da Amazônia passa pela ciência e acredito que grande parte do Amazonas desconhece as atividades científicas realizadas pela UEA”, definiu.

Dermilson Chagas (Podemos) também aproveitou a oportunidade para parabenizar a instituição e lembrou da luta pelo aumento do orçamento da instituição e disse que é preciso discutir sua autonomia administrativo-financeira. O deputado Carlinhos Bessa (PV) acrescentou que a UEA é o que mais valoroso existe no Amazonas e parabenizou pela qualidade de ensino da instituição.

Carlinhos Bessa promove Cessão de Tempo em homenagem ao Dia da Parteira 

 Foto Alberto César   Dircom/Aleam

Aconteceu no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cessão de Tempo em alusão ao Dia Estadual da Parteira, comemorado em 5 de maio. A homenagem foi proposta pelo vice-presidente da Aleam, deputado estadual Carlinhos Bessa (PV).

Para o parlamentar, que é autor da propositura que criou o dia estadual em homenagem às parteiras no Amazonas, o trabalho desenvolvido pelas parteiras é importante e essencial, sobretudo no interior do Estado.

“Muitas pessoas ainda não têm acesso às maternidades e precisam do trabalho dessas mulheres para dar à luz em suas casas ou nas comunidades em que vivem. O trabalho desenvolvido pelas parteiras é humanizado e merece todo o meu respeito e admiração”, destacou.

Bessa ressaltou, ainda, a importância da visibilidade do trabalho desenvolvido pelas parteiras e do apoio na busca por políticas públicas e valorização dessas profissionais. “As parteiras criam um elo de confiança e amor com as parturientes, mas infelizmente essa prática ficou sem visibilidade durante muito tempo. Hoje, as parteiras têm oportunidade de poder falar nesta Casa sobre o trabalho que desenvolvem, pois temos inúmeros deputados interioranos como eu que reconhecem e valorizam esse trabalho”, enfatizou.

Finalizando o discurso, o deputado colocou seu mandato à disposição das parteiras tradicionais. “Coloco aqui, mais uma vez, o nosso mandato à disposição de todas as parteiras. Essa é uma profissão secular importante que não está extinta. As parteiras ainda existem e continuarão exercendo essa missão por muito tempo. Conquistamos alguns avanços nos últimos anos, como a permissão da atuação das parteiras em hospitais e maternidades do Amazonas e isso representa um grande avanço”, finalizou.

A secretária da Associação das Parteiras Tradicionais do Amazonas, Maria das Dores, que representou as parteiras durante a Cessão de Tempo, falou sobre o apoio do deputado Carlinhos Bessa e agradeceu o espaço e reconhecimento da profissão.

“Aproveito a oportunidade para enfatizar o trabalho e apoio que o deputado Carlinhos tem nos concedido. Ao conseguir uma emenda parlamentar para nosso projeto e criar uma data específica para as parteiras, confirmamos a valorização do deputado com nosso trabalho e isso foi muito importante. Nós sabemos que sem apoio e ajuda não conseguimos ser enxergadas nas comunidades. Mostramos que ainda existimos e precisamos que nossos políticos tenham um olhar para aqueles que precisam. A parteira tradicional existe e exerce esse ofício lindo que é partear. Em todos os cantos temos parteiras e precisamos daqueles que regem as leis. Peço a Deus que continue protegendo e dando sabedoria ao deputado para que continue fazendo o trabalho que tem executado e cada dia seja melhor”, disse.

Foto/Destaque: Alberto César Dircom/Aleam

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email