Angelus homenageia o engenheiro e professor Fabiano Affonso

O deputado Angelus Figueira (DC) agradeceu a aprovação da sua proposta que homenageia o engenheiro agrônomo, professor e escritor Fabiano José Affonso com a Medalha Ruy Araújo,  na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Segundo Figueira, Fabiano é um dos principais estudiosos da região amazônica e há décadas se dedica a respeito do assunto.

“É a primeira medalha que proponho na minha vida parlamentar. Fabiano é professor, estudioso das causas amazônicas, meu colega engenheiro. Tem uma contribuição muito grande no que tange as questões relativas à Amazônia. A sua última publicação trata dos latifúndios da Amazônia que vem desde as Capitanias Hereditárias, um estudo de fôlego que serve como parâmetros para encaminhamentos diversos no que tange a nossa região”, disse Angelus Figueira.

A Medalha de Ouro Ruy Araújo é a honraria que a Aleam concede àqueles que se destacam nas suas profissões e que prestam relevantes serviços à sociedade amazonense.

Contribuição

Lançado no ano passado, a obra recente citada pelo deputado, “Latifúndios na Amazônia: das Capitanias Hereditárias às Unidades de Conservação”, é uma obra histórico-documental sobre os efeitos do progresso na região mais icônica do planeta que sempre é alvo do interesse político, econômico e estratégico mundial.

Na produção, o engenheiro descorre um relato histórico bem esclarecedor e conciso dos 520 anos de conquista da Amazônia, do descobrimento do Brasil aos dias atuais, ancorado em uma iconografia vasta e esclarecedora.

Sobre o homenageado

Affonso serviu no interior do Amazonas, nas décadas de 1970/1980, tornando-se especialista não somente em sua área, mas, também, em Política Estratégica e conhecimentos amazônicos. É um profundo conhecedor da realidade de todos os municípios amazonenses.

No Amazonas e, em Manaus, Fabiano Affonso assumiu diversos cargos importantes na esfera federal, estadual e municipal. Atuou tanto no Executivo quanto no Legislativo.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas assumiu vários cargos de 2003 até 2020, onde foi diretor da Universidade do Legislativo Amazonense, assessorou vários parlamentares e comissões, inclusive a presidência da casa.

Felipe Souza é o novo líder do governo na Assembleia Legislativa 

http://www.ale.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/14-Dep.-Felipe-Souza-eI--o-novo-liI-der-do-governo-na-Assembleia-Legislativa-do-Amazonas-640x380.jpg
Foto: Divulgação

O deputado estadual Felipe Souza (Patriota) foi anunciado pelo governador Wilson Lima  como o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Felipe tem experiência nos parlamentos municipal, estadual e federal. Com mais de 100 Projetos de Lei apresentados e 51 leis em vigor no estado, como deputado estadual, ele se pronunciou na tribuna da Casa Legislativa na manhã desta quarta-feira (01), e ressaltou os objetivos enquanto líder do governo, “meu propósito é elevar o nível do debate na Casa, das discussões, para que a gente possa mediar os problemas e trazer as soluções que o povo do Amazonas tanto espera”, disse ele.

Felipe afirmou que é defensor do diálogo.  “Quero sim dialogar com a oposição, dialogar com os colegas de situação e me comprometo, em um tempo curto e hábil, trazer as respostas que a sociedade tanto espera. Esse é meu compromisso”, afirmou o parlamentar.

Sobre a nova formação da liderança do governo, que inclui, além de Felipe, Saullo Vianna (PTB) e Abdala Fraxe (Podemos), como 1º e 2º vice-líderes, o governador afirmou que eles serão fundamentais na defesa de projetos importantes para a população, “especialmente nesse momento de retomada econômica”, ressaltou Wilson.

Foto/Destaque: Ed Blair

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email