Pesquisar
Close this search box.

Aneel reajusta tarifa de energia elétrica

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou hoje um reajuste médio de 18,51% nas tarifas de energia da Celpa (Centrais Elétricas do Pará), que passa a vigorar a partir da próxima quinta-feira (dia 7).
Para os consumidores residenciais, o aumento será de 19,23%, enquanto as indústrias deverão pagar, na média, 16,95% a mais.
A Celpa fornece energia elétrica para cerca de 1,73 milhão de unidades de consumo, em 143 municípios paraenses.

Fatores do reajuste

Segundo a Aneel, dois fatores contribuíram para o reajuste: O primeiro foi o acumulado IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) nos últimos 12 meses até julho, que chegou a 15,12% – o índice é usado para repassar a inflação às tarifas de energia elétrica.
Já o segundo fator é o repasse para as tarifas do custo adicional causado pela geração de energia em usinas termoelétricas, que vem ocorrendo desde o início deste ano.

Espírito Santo

A Aneel também autorizou a aplicação de um reajuste médio de 7,13% nas tarifas da Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas), aumento que também passa a vigorar a partir da próxima quinta-feira.
Para os clientes residenciais, o aumento será de 6,96%. Para a indústria, o repasse do reajuste foi de 7,48%. A Excelsa abastece cerca de 1,4 milhão de unidades de consumo em 70 municípios daquele Estado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar