Analistas esperam juros mais em 2008

Sem ter em mãos os dados finais sobre alguns indicadores financeiros do ano passado, os analistas de mercado fizeram alguns ajustes sutis nas previsões dos dados econômicos para 2008. A principal modificação foi na taxa de juros, segundo o boletim semanal Focus, do Banco Central, divulgado ontem.

Eles elevaram de 10,75% ao ano para 11,13% a previsão da taxa básica de juros da economia para o final de 2008. Hoje, ela está em 11,25% ao ano.

Em relação à inflação, os analistas esperam que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) fique em 4,29%, ante 4,30% da previsão anterior.

A meta do governo é uma inflação de 4,5% neste ano, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A previsão para o IGP-DI (Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna) foi mantido em 4,50%. Já o do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) foi elevado de 4,57% para 4,69%. Os analistas esperam ainda que o PIB (Produto Interno Bruto) tenha uma expansão de 4,50% neste ano e que a produção industrial cresça 4,80%, maior que os 4,60% previstos do levantamento anterior.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email