Pesquisar
Close this search box.

ANÁLISE – Material escolar tem alta carga de impostos, aponta IBPT

Todo início de ano é a mesma coisa. Os reajustes das mensalidades e a compra de material escolar contribuem como um dos itens mais pesados para a inflação e, em alguns casos, dificultam o acesso de brasileiros à educação, de acordo com o presidente executivo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), João Eloi Olenike.
Levantamento do IBPT sobre os principais itens que compõem o material escolar mostra que 47,49% do preço de uma caneta se referem a impostos federal, estadual e municipal. Essa é a carga fiscal mais alta, segundo o estudo. Nos livros, a carga de impostos chega a 15,52%. Para Olenike, no cômputo geral, a carga é pesada e o contribuinte deve cobrar providências das autoridades para a desoneração desses produtos.
O instituto criou uma ferramenta eletrônica chamada Lupa no Imposto para que o contribuinte possa ter uma ideia de quanto os tributos representam no valor final de cada produto. Basta acessar a ferramenta pela internet, fazer o cadastro, buscar o produto e inserir o preço pago para que o sistema calcule o valor dos tributos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar