Pesquisar
Close this search box.

América do Sul é preferida para créditos florestais

Pesquisa realizada com investidores do mercado de carbono revelou que os projetos em países sulamericanos são os mais desejados, sendo considerados altamente atrativos por 88% dos entrevistados.
O estudo “The Forest Carbon Offsetting Survey 2009” (http://www.ecosecurities.com/Standalone/Forest_Carbon_Offsetting_Trends_Survey_2009/default.aspx#19721), que ouviu 120 corporações e 21 empresas de mercado de carbono do muito inteiro, teve como objetivo saber o que pensam os investidores sobre a compensação de dióxido de carbono (CO2) através de implementação de projetos florestais.
Realizada pelas empresas EcoSecurities, Conservation International, The Climate, Community and Biodiversity Alliance, e ClimateBiz.com, a pesquisa responde que tipos de projetos são os mais desejados assim como o que as empresas procuram quando investem neles.
“Com os EUA aumentando significativamente sua participação com relação às mudanças climáticas e as negociações do novo tratado climático em dezembro, este é um ano muito importante para as Florestas”, comentou o presidente da EcoSecurities, Pedro Moura Costa.
Apesar da localização dos projetos não afetarem tanto o impacto de reduções de emissões em termos globais, os entrevistados revelaram preferências por créditos de carbono da América do Sul.  Em seguida vem a África e o sudeste asiático, com 71% e 69% de aprovação. A região que desperta menos interesse é o Oriente Médio, com 33%.
Compradores de permissões em sua grande maioria, quase 90%, consideram projetos de desmatamento e reflorestamento com árvores nativas os mais desejáveis, seguidos por agroflorestais e de turfa, com 81% e 75% respectivamente. Por outro lado, apenas 40% vêem o plantio de árvores comerciais atrativo.
“O desmatamento responde por 20% das emissões globais de gases do efeito estufa, as empresas devem dar seu apoio para projetos que combatam esse problema”, afirmou um dos investidores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar