Pesquisar
Close this search box.

Ameaça virtual chega via spam

A empresa de segurança Eset, representada no Brasil pela Protagon Segurança de Dados, detectou uma nova praga virtual que simula ser um alerta do serviço News Google e descarrega um troiano quando o usuário tenta acesso ao link sugerido pela mensagem de correio eletrônico enviado como spam.
O News.Google.com provê serviços de notícias em nível mundial de muitas fontes de informação e em diversos idiomas. Seus usuários têm a possibilidade de receber alertas do sistema segundo palavras específicas escolhidas pelo próprio usuário.
Esta nova praga que utiliza a engenharia social para se propagar, se aproveita da popularidade e confiança dos serviços Google para tentar enganar os usuários desprevenidos que clicam em algum dos links da mensagem, efetivando a infecção do computador com o cavalo de tróia Win32/TrojanDownloader.Psyme. HX., que foi detectado pelo motor unificado ThreatSense, tecnologia fornecida pelo Eset NOD32 Antivírus.
A mensagem maliciosa enviada maciçamente é completamente igual ao enviado pelo serviço News Google e isto gera confusão entre os usuários. A única forma de se comprovar a veracidade do aviso é conhecendo o serviço, verificar se a palavra do aviso consta na lista que o usuário cadastrou e também analisar para quais endereços os links da mensagem apontam quando se passa o mouse sobre eles.
“Outro recurso é utilizar o botão direito do mouse para abrir opção “Exibir Código Fonte”, pela qual é aberto o bloco de notas que mostra um arquivo texto onde se podem verificar os endereços indicados pelo link da mensagem. No entanto, esta última opção é mais difícil para os usuários novos e menos experientes e que não conhecem os códigos de uma página html”, ensinou Miroslav Trnka, fundador e CTO do Eset.
O executivo adverte também para que se desconfie de qualquer mensagem que chega à caixa postal dos usuários. “É importante compreender que se nos chega uma mensagem de correio de um serviço de uma companhia à qual estamos inscritos, temos que desconfiar sempre da veracidade desta mensagem e estarmos sempre atentos para evitar que sejamos vítimas dos códigos maliciosos provenientes de engenharia social”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar