Pesquisar
Close this search box.

Amazonino mostra seu lado articulador

Depois de se encontrar com o governador Omar Aziz, o ex-governador Amazonino Mendes agendou encontro com o senador Eduardo Braga para o final de semana. Depois que deixou a Prefeitura de Manaus, em dezembro, o veterano político vem se dedicando à tarefa de articular uma chapa completa para concorrer nas eleições estaduais do ano que vem, reunindo seus ex-pupilos. Só não se sabe se ele estará entre os nomes ou continuará nos bastidores. Por outro lado, Omar viaja na semana que vem a Brasília com o prefeito Arthur Neto, que, ao contrário de Amazonino, tenta levar o governador para outro arco de aliança, bem distante de Braga. O tucano voltou a declarar apoio ao chefe do Executivo Estadual, se este confirmar a intenção de disputar uma vaga no Senado.

FESTA

O governador Omar Aziz, por seu turno, vai inaugurar hoje o que está chamando de “Nova Maternidade Balbina Mestrinho”. Ele chamou seus principais parceiros políticos para a festa e fez questão de anunciar, por meio de release, a presença da esposa, Nejmi, e do vice-governador José Melo. A obra custou R$ 15 milhões, entre estrutura física e equipamentos. O recurso veio dos cofres estaduais e do governo federal.

RUMO CERTO

A deputada Vera Castelo Branco deu uma pista esta semana do rumo que pretende tomar para deixar o PTB, depois que seu ex-marido, o deputado Sabino Castelo Branco a liberou para procurar nova legenda, para não ter que concorrer com ele próprio por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. Ela levou ao programa “Veracidades”, que apresenta na Rádio Boas Novas, o vice-prefeito e secretário de Obras de Manaus, Hissa Abrahão (PPS). Abriu os microfones e o deixou despachar diretamente com a população.

BOA NOTÍCIA

A produção de bicicletas pode ser isenta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). É o que pretende o projeto de lei número 17, apresentado este ano pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que também isenta do tributo os acessórios. Percebendo o benefício para empresas instaladas no PIM, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) correu para relatar a matéria na Comissão de Assuntos Econômicos.

POLÊMICA

O Pregão Eletrônico 1340/2012, lançado pelo Estado para contratação de empresa fornecedora de refeições à Polícia Militar do Amazonas, transformou-se na maior polêmica do ano, em se tratando de licitações. Isso depois da decisão liminar, assinada pela juíza Etelvina Lobo Braga, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, que suspendeu sua realização.A sessão pública foi aberta no dia 03 de abril, com a participação de oito empresas. Desde lá a disputa foi acirrada. A Procuradoria Geral do Estado vai apresentar recurso para derrubar a liminar.

MOBILIZAÇÃO

Bancadas dos Estados beneficiados pela instalação de cinco novos Tribunais Regionais Federais mobilizam-se em Brasília para reverter a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que suspendeu a medida liminarmente. Senadores e deputados, com a ajuda da Ordem dos Advogados do Brasil e das Associações de Juízes, já se movimentam antes mesmo do final do recesso parlamentar. A estratégia deles é mostrar a vantagem dos TRFs para os cidadãos, não apenas para a Justiça.

BAÚ VELHO

O acervo do jornalista e cronista esportivo Carlos Zamith de Oliveira, falecido no último dia 27, deverá ser tombado pelo Governo do Estado. É o que propõe o deputado Belarmino Lins (PMDB), em indicação aprovada por unanimidade na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. Não se trata apenas de uma homenagem póstuma. É antes de tudo uma medida necessária, afinal ninguém tinha um arquivo tão completo da história do futebol amazonense como Zamith.

MAIS IPTU

O Plano Diretor definiu novos limites da área de expansão urbana do município. Por isso, a Secretaria Municipal de Finanças passou a cobrar dos moradores de áreas rurais o Imposto Territorial Urbano, usando a mesma tabela aplicada para as propriedades urbanas.

PASSE LIVRE

Uma das matérias de maior destaque na pauta do Senado neste segundo semestre é o projeto de lei apresentado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB/AL), que propõe o passe livre para estudantes de todo o país. O líder do governo, Eduardo Braga, disse ontem que a proposta deve ser aprovada sem maiores problemas. Os empresários de ônibus já colocaram as barbas de molho.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar