Pesquisar
Close this search box.

Amazonino ensaia volta à disputa eleitoral

Depois que o prefeito Arthur Neto (PSDB) disse que está fora da disputa eleitoral de 2014 e a imprensa começou a especular sobre uma declaração atribuída ao governador Omar Aziz (PSD), que teria se manifestado sobre a opção de não disputar o Senado e ficar no cargo até o fim, o nome do ex-prefeito de Manaus e ex-governador Amazonino Mendes (PDT) voltou a ser especulado como opção de vários grupos políticos nas eleições majoritárias. Quem esteve com ele nos últimos dias notou um sorriso matreiro e enigmático, já conhecido de outros carnavais. Recuperado dos problemas de saúde que prejudicaram os dois últimos anos de sua administração na prefeitura e serelepe nas conversas com as principais lideranças políticas, o veterano político não pretende falar em público, pelo menos até o início do ano que vem, sobre as possibilidades, mas quem sai de sua casa depois de uma conversa garante que ele está no páreo e parou de falar em ser candidato a deputado estadual.

ÉTICA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), assinou ontem a proposta do Código de Ética Parlamentar e está convocando reunião da Mesa Diretora, para analisar o projeto que cria o instrumento regulador, entregue no mês passado pela assessoria jurídica. A princípio a conversa está marcada para hoje pela manhã. Ainda não divulgada, a proposta define as condutas incompatíveis com o decoro parlamentar e o processo disciplinar que pode ensejar a aplicação de pena a deputado, inclusive em relação a cassação de mandato.

ARI VENCEU

Na queda de braço entre dois grupos de desembargadores que se formaram no Tribunal de Justiça, um favorável e o outro contrário ao aumento do número de vagas no Pleno, venceu a turma comandada pelo atual presidente da corte, Ari Moutinho. Por nove votos a oito, o plenário decidiu acolher mais sete magistrados ainda este ano. Com isso, crescem as chances de vitória do desembargador Yedo Simões no pleito que definirá o próximo comandante.

FINALMENTE

Demorou, mas finalmente um petista se manifestou sobre o imbrólio da votação da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga por 50 anos os incentivos da Zona Franca. O deputado Sinésio Campos ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa ontem para protestar contra a ação da bancada paulista, que provocou a retirada de pauta da PEC. “Eles quebraram o clima de acordo em relação ao assunto e aplicaram um golpe no compromisso de governo da presidente Dilma”, afirmou.

PRAZO CURTO

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia marcou data para ouvir as operadoras de telefonia (móvel e fixa) e internet, a Agência Nacional de Telecomunicações, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Celular Móvel e Pessoal e a Embratel. Será no período entre os dias 12 e 14 deste mês. Hoje devem ser ouvidos os oito últimos órgãos para que enfim sejam abertas as oitivas das investigadas. Vai ter emoção.

EMBAIXADORA

A aluna da rede pública estadual de Maués, Ana Luisa Cardoso, 17, foi selecionada pelo programa Jovens Embaixadores e garantiu vaga em um intercâmbio nos Estados Unidos, após concorrer com 104 estudantes no Amazonas. O programa foi criado em 2002 e tem como meta beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

VIAGEM

Os vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro de 2014 para um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Na primeira semana, os selecionados visitarão a capital do país, os principais monumentos, participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitarão escolas e projetos sociais e participarão de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após a primeira semana em Washington, o grupo será dividido em subgrupos e cada um deles viajará para um Estado diferente nos Estados Unidos.

PAUTA EXTENSA

O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas se reúne hoje para julgar 42 processos, entre eles recursos do ex-prefeito de Manacapuru, Ângelus Figueira (PV), do titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado, coronel Paulo Roberto Vital de Menezes e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sect), Odenildo Sena.

DESTAQUE

Mas o assunto do TCE ontem foi a escolha do sistema de processo eletrônico desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, pelo Instituto Rui Barbosa e pela Associação dos Tribunais de Contas, para ser apresentado durante o 27º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em dezembro deste ano. O evento acontece entre os dias 2 e 5 em Vitória, no Espírito Santo.

EXPECTATIVA

É esperado para hoje o anúncio oficial do pedido de licença do deputado Wanderley Dallas (PMDB), já nomeado ouvidor do Estado. A Assembleia Legislativa não fez nenhum tipo de consulta ao Tribunal Eleitoral para saber quem convocar, por entender que o prefeito de Manacapuru, Washington Régis (PMDB), é o substituto natural, até porque ele já assumiu como deputado nesta legislatura, no início de 2011.

ESPERNEANDO

Talvez por esperar que o prefeito Arthur Neto fosse passar a mão na cabeça de sua esposa, Danielle, no rumoroso episódio da aplicação malfadada dos recursos do Manausprev na gestão passada, o deputado Sidney Leite (PROS) decidiu atacar a administração municipal. Em seu discurso no plenário da Assembleia ontem, ele disse que a prefeitura diminuiu o número de bolsas universitárias em mais de 100% neste ano.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar