Amazonino acorda para a eleição

O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), líder nas pesquisas de intenção de votos para a eleição para prefeito de Manaus, havia decidido retornar a Manaus – estava em São Paulo fazendo exames e contatos políticos – apenas às vésperas do prazo final de realização das Convenções que definem os candidatos às eleições municipais, mas foi surpreendido com uma movimentação que não esperava. Aproveitando-se de sua ausência e do clima de “já ganhou” no seu entorno, os principais adversários avançaram sobre seus prováveis aliados, conseguiram costurar acordos e ele ficou praticamente sozinho com o próprio partido. Por isso decidiu antecipar a volta para a sexta-feira (4) e neste final de semana mergulha nas articulações para tentar construir palanque, tempo de televisão e fundo partidário. Não será tarefa fácil, principalmente se o veterano político não abrir mão de indicar o próprio vice – ele sonha em contar com o médico Francisco Deodato nesta posição.

CONFIRMADOS

Os bolsonaristas Chico Preto (DC) e Coronel Menezes (Patritora) são os primeiros candidatos oficializados em convenções dos respectivos partidos. O primeiro anunciou inclusive o vice, o coronel PM Augusto César “Pitbull”, em chapa puro-sangue. O segundo não revelou o companheiro de chapa e há quem garanta que pode ainda costurar alianças.

AMPLIANDO

Ricardo Nicolau (PSD) recebeu o apoio do PDT, comandado pelo ex-deputado Hissa Abrahão, e é até agora o pré-candidato a prefeito mais bem sucedido na formação de aliança. Já tinha o apoio declarado do Solidariedade e do PSB. A novidade no anúncio do novo aliado foi o discurso de oposição ao prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), de quem era aliado há até bem pouco tempo.

NA RUA

Possível candidato do prefeito, o ex-tudo (deputado, senador, ministro, prefeito) Alfredo Nascimento (PL) começou a campanha de rua com reuniões na zona Norte de Manaus. O discurso dele confirma o alinhamento com o tucano, na medida em que apela ao eleitor para não permitir que os avanços conquistados sejam perdidos por má administração ou inexperiência.

INCÓGNITAS

O senador Eduardo Braga (MDB) e o deputado federal Delegado Pablo (PSL) andam muito alinhados e falando a mesma língua. Antes considerados aliados preferenciais de Amazonino Mendes, eles agora constituem-se nas duas maiores incógnitas da eleição municipal e podem inclusive lançar uma candidatura surpresa.

ATRAPALHANDO

O número de pessoas que agendaram atendimento no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas e não compareceram aumentou 65% no mês de agosto. Esse índice é o mais alto desde o retorno do atendimento presencial, no dia 8 de junho. Isso prejudica diretamente as pessoas que procuram pelo agendamento e não conseguem vaga disponível.

AVANÇOU

Sob gestão exclusiva do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, há dois meses, o Hospital Universitário Francisca Mendes atingiu, no mês de agosto, sua maior produção do ano em cirurgias. De acordo com dados das unidades, foram realizadas 53 cirurgias no período.

ALFACE

É da agricultura urbana e periurbana que vem a maior parte da produção de alface hidropônica comercializada em feiras e mercados locais de Manaus, mais precisamente da região do bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital amazonense, e rodovias BR-174 e AM-010. Em 2019, o Amazonas produziu 14,9 milhões de pés de alface hidropônica, e Manaus foi responsável por 67% desta produção, conforme dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas.

FRASES

“A Amazônia, bem governada, é nossa embaixadora junto à comunidade mundial. Maltratada, é nosso calcanhar de Aquiles.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

“É preciso saber administrar e ter vigor.” Alfredo Nascimento (PL), pré-candidato a prefeito de Manaus

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email