Pesquisar
Close this search box.

AMAZÔNIA – Ribeirinhos transformam lixo em produtos sustentáveis

Os estudantes ribeirinhos de escolas públicas amazonenses participam do projeto “Recicle suas ideias”, parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável e a TerraCycle, ajudando na separação e coleta de materiais para reciclagem.
Orientados por professores e gestores, os alunos coletam os resíduos em casa e depositam em caixas nas suas escolas. Os estudantes mobilizam suas famílias e vizinhos para reciclarem todo resíduo produzido na comunidade. Eles separam diversas embalagens que normalmente não seriam recicladas em cooperativas, entre elas: embalagens de salgadinhos, escovas de dente usadas e frascos de xampu.
A ideia surgiu quando a fundação buscava uma maneira correta de descartar alguns resíduos dos Núcleos de Conservação Sustentável (NCS), que são os centros de educação voltados para a realidade socioambiental da Amazônia. As escolas se cadastraram no site da TerraCycle e implantaram o programa de coleta de resíduos de forma pedagógica, usando palestras para os alunos, professores e colaboradores nos NCSs, por exemplo.
No programa TerraCycle, qualquer pessoa pode se cadastrar e formar um time de coleta para enviar diversos tipos de resíduos. Após juntar uma quantidade mínima de alguma categoria de resíduo, o time de coleta envia gratuitamente a remessa pelos Correios.
A TerraCycle transforma os resíduos recebidos em novos produtos, e ainda paga R$ 0,02 para cada embalagem enviada. Depois de seis meses, o dinheiro acumulado por um time pode ser enviado a uma escola ou ONG a sua escolha. Tudo o que é arrecadado pelos alunos das escolas dos NCSs é convertido para a própria FAS, que reinveste o dinheiro em atividades de educação ambiental.
O trabalho pedagógico desenvolve a consciência ambiental em membros de comunidades que vivem da floresta, onde a exploração sustentável de recursos é condição de sobrevivência para as próximas gerações. Esse trabalho que vai ao encontro da própria proposta pedagógica das NCSs, que busca um modelo de educação adaptado à realidade local e pautado na valorização das potencialidades naturais e socioculturais da região. Nas comunidades onde estão os NCS vivem principalmente caboclos ribeirinhos, que ajudam a preservar a floresta amazônica.
A Fundação Amazonas Sustentável é um exemplo de como o programa TerraCycle pode beneficiar escolas em várias áreas -desde o desenvolvimento de um programa de educação ambiental até a arrecadação de fundos.
“Para a TerraCycle é uma grande satisfação ver os programas de coletas espalhados pelos quatro cantos do Brasil, ainda mais em um estado como o Amazonas, tão importante para a conservação ambiental do país”, afirma Bruno Massote, presidente da TerraCycle do Brasil. A FAS ainda pretende estender o impacto gerado para além das comunidades onde estão os NCSs.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar