‘Amazônia Pura Essência’ exibe a construção de aromas amazônicos

O documentário “Amazônia Pura Essência” será lançado nesta quinta-feira (06/05), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com transmissão ao vivo a partir das 15h pelo Facebook, no endereço www.facebook.com/amazoniapura.essencia. O projeto é um dos contemplados do Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações de operacionalização da Lei Aldir Blanc no estado.

É o primeiro documentário de produção totalmente amazonense e inclusiva para diversos públicos, contando com tradução em Libras, caracteres em português e tradução para o inglês.

“Amazônia Pura Essência” é um documentário que exibe a construção de três essências indígenas amazônicas para perfumes. Segundo a crença dos antepassados da tribo Sahu-Apé da etnia Sateré-Mawé, duas delas possuem o poder de atrair o sexo oposto e a terceira essência o poder de atrair boa sorte financeira. A produção dessas essências envolve animais ícones da Amazônia, como o boto e o pássaro uirapuru.

Preservação 

No documentário o pajé Sahu, que herdou de sua mãe o dom de fazer perfumes, destaca os efeitos místicos desses animais, porém explica que sua herança cultural na fabricação de essências foi deturpada com o passar dos anos, e que as técnicas para obtenção das fragrâncias produzidas em sua tribo são diferentes das práticas de hoje em dia, que levam à morte indiscriminada desses animais. 

Outro ingrediente mágico nessa fabricação vem de um misterioso breu que brota em uma árvore específica, em um local de difícil acesso na Amazônia. Esse breu é um dos ingredientes indispensáveis para a fermentação dessas três essências, que ficam enterradas na floresta por cerca de 120 dias.

O “Amazônia Pura Essência” pretende levar o telespectador por uma viagem amazônica pelo mundo mágico dos aromas e essências, que despertam misticismos e crenças indígenas milenares, além de apresentar o cheiro da Amazônia para o mundo, sem que seja necessário degradar o meio ambiente e preservando essas espécies. 

Especialistas como historiadores, mateiros, cientistas e médicos participam do documentário, deixando ao espectador o entendimento pessoal de acreditar ou não nos mitos e lendas apresentados. O evento será presencial apenas para autoridades, especialistas e imprensa, seguindo todos os protocolos de saúde para o combate ao novo coronavírus.

Serviço:

O que: Lançamento do documentário “Amazônia Pura Essência”

Quando: Quinta-feira (06/05)

Onde: www.facebook.com/amazoniapura.essencia

Horário: 15h

Informações: www.amazoniapuraessencia.com ou 99276-5147

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email