19 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Amazônia em busca de inovação

Com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi aberta nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções Vasco Vasques, a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022. Ao longo dos próximos três dias, representantes de startups, institutos tecnológicos e empresas, bem como especialistas de órgãos públicos e privados, estarão reunidos com a finalidade de promover discussões, apresentações e atividades de fomento aos polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, também esteve entre as autoridades que prestigiaram a abertura da exposição. Em seu pronunciamento, Polsin destacou, inicialmente, que o Polo Industrial de Manaus (PIM) – com faturamento recorde de R$ 158 bilhões em 2020 e empregabilidade acima de 100 mil trabalhadores diretos – ainda é a fortaleza do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), mas que a ZFM não se restringe a Manaus e às suas indústrias. “Temos que espraiar mais as riquezas para toda a área de atuação da Suframa e também reduzir a dependência do PIM, fomentando outros vetores econômicos. Sem dúvidas, o nosso pensamento vai inteiramente de encontro à proposta da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022”, afirmou Polsin.

O superintendente também citou diversas ações da Suframa que estão em andamento visando à consolidação dos polos de bioeconomia e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região, incluindo o recente lançamento do edital de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA); o processo licitatório para concessão de lotes no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS); as mudanças em marcos legais para incentivar processos de industrialização com matérias-primas regionais; o envolvimento institucional nos projetos de implantação do BioDistrito Agroindustrial de Rio Preto da Eva (BioDarpe) e da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira; a atração de novos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) para a  região e o aumento das instituições cadastradas junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda); e as colaborações diretas em projetos de fomento aos polos de mineração, fertilizantes, óleo e gás e à disseminação da tecnologia 5G na região, entre outras.

“São várias ações que estão em curso e que esperamos que tragam impactos positivos o mais breve possível para toda a Amazônia. A Suframa está atuando fortemente como integradora das ações dos diversos atores e parceiros na busca pela consolidação do desenvolvimento socioeconômico e sustentável da nossa região. Contem com a Suframa nessa missão e parabéns a todos os atores envolvidos na organização deste evento tão relevante”, complementou Polsin.

A Suframa participa da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 com dois estandes, nos quais servidores da Autarquia se revezam no atendimento aos interessados com o intuito de divulgar informações sobre projetos que visam à consolidação dos polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação na Amazônia Ocidental e Amapá.

Programação

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a programação da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 conta com exposições e diversas palestras e apresentações associadas às agendas técnicas das Trilhas de Conhecimento, promovendo debates e intercâmbios entre atores locais, nacionais e internacionais.

No total, são previstas a realização de aproximadamente dez trilhas sobre temas como “Oportunidades de Mercado”, “Zona Franca Verde”, “Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica”, “Bioeconomia: comunidade, tecnologias e agregação de valor”, “Tecnologias Disruptivas”, “Carreiras do Milênio”, “Indústria 4.0”, “Empreendedorismo e ESG”, “e-Gov e Pesquisa Científica”, “Fomentos e Investimentos para Inovação” e “Zona Franca Digital”.

Para mais informações sobre a grade de apresentações e sobre inscrições, pode-se acessar o link expoamazonia.com.

Evento

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O evento conta, ainda, com o apoio de diversos parceiros, entre entes públicos e privados.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email