Pesquisar
Close this search box.

Amazônia digital é aqui e agora

Mais de 100 startups, dezenas de empresas nacionais e um grupo seleto de autoridades e empresários ligados às mais diversas áreas produtivas de comércio, serviços e tecnologia são as atrações da Feira Internacional Expo Amazônia Bio&Tic 2022, que vai acontecer nesta sexta-feira (30) até o sábado (dia 2 de julho). Para falar sobre este evento que está mobilizando o Brasil todo, o Trends JC recebeu o diretor-executivo da Associação do Polo Digital de Manaus, Murilo Monteiro.

Negócios, inovações, novidades em serviços, novas ferramentas e equipamentos no mercado são algumas promessas que a Expo Amazônia deve entregar. Além disso, a área de gastronomia, café e ambiente para experiências infanto-juvenil devem atrair todo tipo de público. Mas, o objetivo mesmo é outro. Uma revolução tecnológica para a Amazônia e os negócios inseridos no meio da floresta -esse é o principal interesse da feira que chega para movimentar negócios neste próximo final de semana. Aliás, negócios não faltarão. Murilo contou, em entrevista ao programa/podcast Trends JC, que diversos ambientes estão montados na feira para propiciar encontros entre investidores e empresários, rodadas de negócios e, até mesmo, mentoria para aspirantes ou pequenas ideias. “É uma feira de inovação que pretende reunir uma gama de novos negócios e projetos inovadores em um mesmo ambiente para fomentar um ecossistema e fazer com que o nosso mercado conheça esses empreendedores para que novos negócios surjam com capacidade produtiva e geradora de renda”, explicou.

Murilo explica que o potencial de negócios que gira em torno da Amazônia é ainda desconhecido. Ele cita como exemplo a biotecnologia. “A Amazônia tem potencial de desenvolver muitas iniciativas tecnológicas, mas não vemos no mercado muitos produtos feitos aqui. Todo mundo conhece a garrafada e todos fazem seus remédios caseiros com produtos da floresta amazônica, como andiroba e copaíba, mas continuamos vendendo como garrafada. Isso tem um alto valor econômico e potencial agregado. Isso sendo processado com alta tecnologia, pode gerar um mercado rico e que gera renda para as comunidades que extraem esses produtos da floresta”, avaliou.

Dentro deste contexto, Murilo contou que uma das iniciativas que vai estar na feira é a iniciativa de uma empresa que criou, com nanotecnologia, um produto com andiroba,  que é ativada quando passado no rosto e atua no rejuvenescimento da pessoa. “Eu conheci o produto e é incrível”, garantiu.

Durante a feira, o público presente poderá participar de palestras, apresentações e até mesmo consultar especialistas do Sebrae-AM e outros órgãos, para, quem sabe, abrir uma empresa e começar a atuar em alguma área ou projeto inovador. 

Dentre as muitas autoridades presentes na Expo Amazônia, Murilo citou o vice-presidente Hamilton Mourão, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, Hospital Albert Einstein e mais cinco presidentes de Bancos Nacionais de Desenvolvimento do mundo. “Esperamos que esta feira movimente cerca de R$ 20 milhões em negócios só com a realização desta feira, mobilizando a economia como um todo. Além disso, por exemplo, o BNDES vai ouvir as principais iniciativas. Pelo nível de investidores que estão vindo, a gente espera que muitas conexões e outros negócios saiam destas rodadas do evento”, comentou Murilo.

O evento está sendo organizado pela APDM (Associação do Polo Digital de Manaus), CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia), Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Semtepi (Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação) e Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas). A expectativa é que 20 mil pessoas passem pela feira.

A Expo Amazônia foca nos empreendedores, grandes, médios e pequenos. Para estes, haverá bancadas para exposição e comercialização dos produtos e uma área de experiência destinada ao mercado autônomo.

E mais: competições tecnológicas; lojas; área infantil com tecnologia; área de gastronomia e atrações musicais formam o conceito novo que o evento quer imprimir para o Amazonas. O Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona Centro-Sul de Manaus, foi o escolhido para sediar a primeira ExpoAmazônia, das 14h às 20h. A programação completa, você encontra no site: https://expoamazonia.com/trilhas-de-conhecimento/

EXPOAMAZÔNIO BIO&TIC 

Onde será?  Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques

Quando?  de 30/6 ao dia 2/7

Horário?  das 14h às 20h

Inscrição – https://expo-bio-2022.sasi.com.br/

*Evento gratuito e aberto ao público

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar