A Amazônia Celular e a Telemig Celular acabam de ganhar o prêmio E-learning Brasil 2007, o que coloca as duas empresas como líderes no ranking nacional na gestão, capacitação e valorização de pessoas. A premiação, vencida na categoria Star, destina-se a organizações que trabalham com e-learning desde o ano 2000 e que, de lá para cá, já foram contempladas com o título pelo menos uma vez, como foi o caso das operadoras em 2005.
O case vencedor, que integra o Campus Virtual Universidade Corporativa Amazônia Celular e Telemig Celular, será publicado no Anuário E-Learning 2007. A escolha dos vencedores foi pautada na avaliação das melhores práticas, do planejamento futuro e do treinamento oferecido pelas empresas a seus empregados.
Entre as melhores práticas apresentadas pela Amazônia Celular e a Telemig Celular estão a métrica para acompanhamento de resultados em treinamentos, o Programa de Líderes, a Jornada do Conhecimento, treinamento de Business Inteligence (BI –versão XI), do novo Sistema Integrado de Gestão (SIG) e games como o Comunicação: Missão Possível. Os desafios para este ano são a inclusão da trajetória dos Novos Talentos na ferramenta Campus, o desenvolvimento de um portal de resultados de treinamento e a implementação de um ambiente de reunião virtual.
O e-learning, oferecido para os empregados por meio do portal web Campus, foi implantado na Amazônia Celular e a Telemig Celular com o objetivo de criar vantagens competitivas para as operadoras. Desde o início, está aberto a todas as áreas dessas empresas e conta com grande participação dos funcionários. Seu papel é integrar todas as ações da Universidade em único ambiente, com ofertas de soluções personalizadas, de acordo com a trajetória e as necessidades de desenvolvimento de cada profissional.
Somente no ano passado, ofereceu 603 cursos virtuais para toda a cadeia de valor envolvida na prestação dos serviços das duas empresas. Ao todo, foram 224 mil participações, o que corresponde a 94% dos treinamentos feitos no período. A responsável pelo Campus, Izabela Tostes, explicou que a ferramenta oferece treinamento aos empregados da empresa em cursos de capacitação, atualização e reciclagem, palestras e games.
“Essa ferramenta dispõe de funcionalidades que facilitam e customizam o aprendizado, viabilizando o desenvolvimento de todas as pessoas ligadas à organização”, afirmou. Segundo ela, merece destaque o Projeto Mobile Learning, iniciado em 2005, que possibilita o acesso ao conhecimento em qualquer lugar e a qualquer hora.
Na gestão dos resultados, o uso de ferramentas de BI, amplamente utilizada no ano de 2006 para cruzar dados de treinamento e mensurar os resultados gerados para o negócio, foi um dos pontos fortes do projeto.
Tem acesso a ela a rede credenciada –todos os pontos de venda da Amazônia Celular e a Telemig Celular que não são lojas próprias–, varejistas, empregados, prestadores de serviços, candidatos a empregos e conselheiros das duas empresas.
Na avaliação de Izabela Tostes, o e-learning é um recurso estratégico da organização para alcançar vantagens competitivas. “Por isso mesmo, ele caminha alinhado e integrado ao modelo de gestão de pessoas buscando reconhecer as competências e obter os melhores resultados”, observou.
A educação corporativa da Amazônia Celular e da Telemig Celular está estruturada como universidade corporativa desde 2003, com o nome de ITE (Instituto de Tecnologia Empresarial).
Em 2006, depois de um processo de branding learning realizado no fim do ano anterior para construção e gestão da marca do Portal WEB da Universidade – lançado no ano passado–, ganhou o nome de Campus.
O Portal do Campus integra todas as ações da universidade em único ambiente, com ofertas de soluções personalizadas aos profissionais, de acordo com sua trajetória e necessidade de desenvolvimento. A homepage possui uma agenda na qual o funcionário pode visualizar as atividades propostas para o seu desenvolvimento. Ali ele também pode acessa
Amazônia Celular e Telemig conquistam prêmio
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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