18 de maio de 2021

Amazonastur, Cetam e FGV unidas pelo Turismo

O alinhamento da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) com outras instituições vai permitir a formação de novos Guias de Turismo bem como a elaboração de uma agenda emergencial para a recuperação do turismo no estado. Trata-se de um novo plano de ação, que na primeira fase visa criar condições econômicas para sobrevivência dos estabelecimentos e dos trabalhadores durante o período mais grave da crise.

Curso

A parceria com o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam) vai garantir a qualificação de 75 guias de turismo que já atuam na área, mas não possuem certificação profissional. O curso niciou no dia 05 de abril e terá 940 horas de duração na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Os guias atuam, entre outras ações, assistindo e conduzindo pessoas ou grupos durante translados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional, respeitando o ambiente, cultura e a legislação.

O curso técnico de Guia de Turismo Regional surgiu após solicitações de associações de guias à Amazonastur. Muitos profissionais estavam exercendo a profissão sem a devida certificação. Para atuar legalmente, o guia precisa fazer parte do Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur) alé da qualificação certificada por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Em breve o Cadastur se juntará a diversos outros serviços digitais do governo federal que poderão ser acessados pelo cidadão através de uma conta única.

O investimento na qualificação de profissionais que atuam no turismo do estado vai fomentar o setor, contribuindo com o combate ao exercício ilegal da profissão. Após a conclusão do curso, o profissional poderá atuar em diversas frentes, como agências de viagem e operadoras, organismos turísticos públicos e privados, além de poder atuar de forma autônoma, de acordo com o permitido pela legislação da profissão. 

“Em se tratando do curso Técnico em Guia de Turismo Regional, a importância está em possibilitar que alunos desenvolvam competências e habilidades para suprir a necessidade do mercado regional, contribuindo para melhorar ainda mais o atendimento na área do turismo nos municípios amazonenses”, ressaltou o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto.

Plano

A elaboração de um plano emergencial para a recuperação do turismo no Amazonas visa reduzir os impactos da pandemia da Covid-19 no turismo do estado. O projeto prevê a implantação de ações em curto, médio e longo prazo para o setor.

Segundo o gestor da Amazonastur, “A FGV tem sido uma parceira muito importante da Amazonastur, no intuito de construirmos caminhos para uma retomada segura. É um plano que busca estabelecer diretrizes para que o fomento ao turismo do Amazonas seja algo palpável, real, que, além do auxílio emergencial, prevê uma ação estratégica dividida em três fases: Resposta, Estabilização e Retomada”, concluiu.

De acordo com o gerente executivo da FGV, Luiz Gustavo Barbosa, o objetivo do plano visa estabelecer os patamares do setor anteriores à crise. “A meta é colocar a Amazonastur como articuladora das ações do setor, integrando esforços do setor público, da iniciativa privada e do terceiro setor. É preciso retomar a confiança no Amazonas como destino seguro, qualificação profissional, economia, tecnologia e comunicação”, ressaltou Barbosa.

A esperada estabilização prevê preparar e treinar pessoas para o “novo normal”, e a terceira etapa terá como foco promover campanha de imagem e ação promocional pós-estabilização, com foco na retomada e aceleração do turismo doméstico e preparação para retomada do turismo internacional. Várias programações serão realizadas em curto prazo, tendo possibilidades do governo do estado colaborar com vários empreendimentos, envolvendo pacote tributário, econômico, ações estratégicas permitindo que as empresas e profissionais tenham fôlego na retomada.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email