Pesquisar
Close this search box.

Amazonas vai receber lote com 100 mil vacinas

Até o final desta semana, o Amazonas receberá um lote com 100 mil doses de vacina contra a Covid-19, segundo anunciou, nesta quinta-feira (04), o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), durante uma live transmitida pelas redes sociais.

De acordo com o governador, as novas unidades de imunizantes serão suficientes para vacinar todos os idosos e ainda os profissionais de saúde que fazem parte do grupo prioritário de enfrentamento ao novo coronavírus na região, incluindo os da rede pública e privada da capital e dos municípios do interior do Estado.

Durante a transmissão ao vivo, Wilson Lima fez um alerta à população para que mantenha os cuidados e medidas de prevenção contra o coronavírus.

“Além dos trabalhadores da saúde, nós iremos conseguir imunizar todos os idosos acima de 70 anos de idade. E é isso o que nos garante, o que nos dá esperança de começar a voltar a nossa vida à normalidade”, afirmou o governador.

O Amazonas alcançou o terceiro lugar no ranking dos Estados que apresentam melhor cobertura vacinal no País, atrás apenas do Distrito Federal e de Roraima, superando estados como Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, segundo Wilson Lima.

Até ontem, mais de 80 mil pessoas já haviam sido vacinadas contra a Covid-19 no Amazonas, número que coloca o Estado como o quarto entre as 27 federações que mais recebeu doses da vacina que combater o coronavírus.

“O Amazonas conseguiu dar um salto muito grande no que diz respeito à vacinação. E aqui eu quero fazer um reconhecimento ao empenho do governo federal e também a todos os governadores que concordaram em que o Ministério da Saúde fizesse um repasse maior de vacinas ao nosso Estado”, salientou Wilson Lima

O governador disse que o Estado já recebeu 459.420 doses vacinas, sem incluir o lote que chegará até o final de semana. As vacinas já foram distribuídas em praticamente todos os municípios amazonenses – são pelo menos 98% dos lotes destinados a essas localidades ribeirinhas.

“O Estado ainda tem um quantitativo de 5.445 doses que serão entregues, que fazem parte de uma reserva técnica, como preconiza o PNI (Programa Nacional de Imunização), explicou o governador.

Meta da prefeitura

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse, ontem, que começaram a ser vacinados idosos dos dois grupos prioritários – de 75 a 79 anos, e de 80 e mais, residentes nas áreas rurais da capital. “A meta é vacinar pelo menos 90% dos 629 idosos, sendo 275 na faixa de 75 a 79 anos, e 354 pessoas acima dos 80 anos de idade”, afirmou ele.

A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a vacinação ocorre de forma simultânea nessas localidades, seguindo o esquema de busca ativa nas comunidades, não havendo a aplicação da vacina nas sedes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que atendem esses públicos.

Segundo o prefeito, em Manaus, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, foram vacinadas 34.480 pessoa em apenas quatro dias na capital. E, nos próximos dias, esse quantitativo deve ser triplicado.

“Não estou para brincadeira. Meu objetivo é acelerar cada vez mais o processo de vacinação em Manaus, para que no menor tempo a gente imunize mais e mais pessoas com a primeira dose da vacina.

David Almeida informou que existem, hoje, dez pontos de vacinação em Manaus, funcionando com muita organização nas modalidades drive-thru e fixo. E anunciou que serão implantados mais postos de imunização nos próximos dias.

“Na zona rural, o trabalho já iniciou e os idosos dessa região, também estão sendo vacinados, assim como os povos indígenas”, afirmou o prefeito.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar