Pesquisar
Close this search box.

Amazonas tem o primeiro Hospital Escola de Medicina Veterinária

https://www.jcam.com.br/1306_Aa5.jpg

O Amazonas agora conta com o primeiro Hospital Escola de Medicina Veterinária inaugurado pela UniNorte. A estrutura conta com tecnologia de ponta que além de realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, também irá transmitir em tempo real os procedimentos para as salas de aula. O evento foi realizado ontem, na rua Jonathas Pedrosa, 1122, bairro Praça 14 de Janeiro, sede do HEMV.

A partir do dia 16 de junho, o hospital estará aberto para atendimento ao público. As consultas estão sendo agendadas pelo telefone (92) 3212-6010. Os preços são populares e o pagamento dos serviços é no cartão de crédito ou débito.

O UniNorte (Centro Universitário do Norte), integrante da rede internacional de universidades Laureate, é a primeira instituição de ensino do Amazonas com o curso de Medicina Veterinária a dispor de uma estrutura hospitalar para animais de pequeno porte.

Depois de passar por um período inicial de atividades internas e acadêmicas, agora o Hospital Veterinário do UniNorte está à disposição do público em geral. Nesta nova fase, passa a oferecer consultas com médicos veterinários, realização de exames laboratoriais e de imagem (ultrassonografia e raio-X).

O hospital também realizará cirurgias eletivas (casos que não são de urgência), por agendamento. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h e aos sábados, de 8h às 11h30.

De acordo com o CEO UniNorte-Laureate, Marcelo Medeiros, o hospital foi implantado com o objetivo de fomentar a pesquisa, oferecer diagnóstico de qualidade e incentivar o empreendedorismo. “A UniNorte mostra pioneirismo, ao inaugurar esse tipo de atendimento, oferecendo aos estudantes e à população serviços de qualidade nessa área, com baixo custo”, destaca.

Segundo o reitor da UniNorte, Breno Schumaher, com a nova estrutura os estudantes têm a oportunidade de aprender, na prática, os procedimentos a serem adotados nas diferentes áreas da Medicina Veterinária. “Os professores também poderão simular um caso clínico, no ambiente do hospital, para ensinar os alunos de que forma proceder”, observa.

Para a graduanda Mirella Zanini, 21, a expectativa está voltada para a realização do estágio supervisionado que será realizado no 10º período e que agora poderá conciliar a teoria e a prática. “O Hospital foi muito aguardo por todos nós. É a realização de um sonho e com certeza nós vamos usufruir muito desta estrutura para fazermos a diferença no mercado de trabalho, a partir de agora”, comemora. Mirella faz parte da primeira turma do curso de Medicina Veterinária do UniNorte-Laureate.

Estrutura

O local conta com dois centros cirúrgicos, duas salas para atendimentos clínicos, quatro salas de apoio, laboratório, raio-X, ultrassonografia.

Os ambientes são distribuídos em diferentes áreas conforme o fluxo de atendimento hospitalar veterinário, sendo: Área de atendimento com recepção e dois consultórios; Área de tratamento para Fisioterapia, Quimioterapia, Isolamento, área de observação e tratamento para cães, área de observação e tratamento de felinos e Animais Silvestres.

Ainda conta com as Áreas: Cirúrgica com dois Centros Cirúrgicos, Antissepsia e Paramentação, Preparo de pacientes e Unidade de recuperação anestésica; Área de Imagens com Raio-X, Ultrassonografia e Endoscopia; Área de Apoio com Laboratório Clínico, Lavanderia, Necropsia, Preparo de alimentos dos animais, Esterilização de materiais, Expurgo, Depósito de instrumentos, Copa para funcionários, Banheiros acessíveis e Depósito de resíduos sólidos de saúde.

O coordenador do Hospital, Edgard Salomão Júnior, informa que o atendimento será direcionado a animais de estimação, como cães e gatos. Animais exóticos e silvestres também serão atendidos, mas somente com agendamento. “As consultas serão com médicos veterinários, com o auxílio dos estudantes do curso de Medicina Veterinária do UniNorte”, reitera.

A estrutura física obedece aos parâmetros exigidos na Resolução 1015, de 9 de novembro de 2012, do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). A arquitetura do Hospital Veterinário também segue as normas de acessibilidade previstas pelo Corpo de Bombeiros. O hospital conta ainda com um gerador, iluminação de LED, gás GLP e Ar comprimido encanado.

Serviços oferecidos

– Atendimento clínico (animais de companhia e silvestres)
– Atendimento cirúrgico
– Terapias
– Exames laboratoriais
– Diagnóstico por imagem (serviços radiológicos e de ultrassonografia)
– Anatomia patológica
– Vacinação
– Fluidoterapia
– Atendimento fisioterápico

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar