Pesquisar
Close this search box.

Amazonas tem boa recuperação

Amazonas tem boa recuperação

O Amazonas foi o único estado brasileiro a recuperar todas as perdas na produção industrial em junho de 2020, voltando ao patamar anterior à pandemia do novo coronavírus. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a alta de 65,7% foi impulsionada no Estado pela produção de bebidas e motos, principalmente. O Estado também teve a segunda maior alta no setor de serviços no mês de junho entre os estados brasileiros, segundo o mesmo levantamento. O setor avançou 8,3% em junho, na comparação com o mês de maio, bem acima da média nacional, de 5%. Outras 13 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, apresentaram aumento na produção industrial no período. Entre elas, está o Ceará, com 39,2%, Rio Grande do Sul, com 12,6%, São Paulo, com 10,2%, e Santa Catarina, com 9,1%, também apresentaram resultado melhor que a média nacional, que foi de 8,9%. Porém, com uma realidade ainda abaixo do período anterior à pandemia.

MANTIDO O VETO

A maioria governista manteve o veto do governador Wilson Lima (PSC) à chamada Lei do Gás, de autoria do presidente do Legislativo, deputado Josué Neto (PRTB). Com isso, aguarda-se que uma nova proposta sobre o tema seja enviada pelo Governo aos deputados nos próximos dias. Essa foi a principal polêmica dos últimos meses.

CONTAMINAÇÃO

A Secretaria de Estado da Educação confirmou testes positivos para a Covid-19 de quatro membros da comunidade escolar, em diferentes unidades de ensino. Nota distribuída ontem diz que não procede a informação que circula em grupos de WhatsApp sobre 15 escolas onde há casos de coronavírus.

comissão

POSITIVO

Já o governador Wilson Lima (PSC) confirmou ontem que testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19), mas está bem de saúde e não apresenta sintomas. Ainda assim, vai ficar isolado nas próximas duas semanas dentro de seu quarto, em casa, de onde pretende continuar despachando por videoconferência com os auxiliares.

TREINAMENTO

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, em parceria com o Instituto Educações e com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas, realiza hoje treinamento on-line sobre as “Normas e recomendações para o retorno gradual das atividades presenciais na Educação”. A atividade acontece a partir das 10h (horário de Manaus), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e fanpage do Facebook do Instituto Educações.

DEU CERTO

Prestes a completar um mês de instalação, o agendamento eletrônico da Fundação Amazonprev já processou mais de 260 tipos diferentes de serviços oferecidos pela instituição previdenciária a aposentados e pensionistas. Apenas com a consulta de processo, na qual o servidor ativo busca informações sobre o estágio em que se encontra seu pedido de aposentadoria, a procura saltou de duas requisições mensais para 42. Ou seja: um crescimento de 476%.

QUEIMADAS

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente apresentou ontem os componentes estratégicos do Plano de Ação para enfrentamento do desmatamento e queimadas no Amazonas, sobretudo no sul do Estado, junto aos municípios e instituições federais. A região é foco das ações do Governo Estadual e Federal por concentrar 80% dos alertas de desmatamento, de janeiro a julho deste ano.

EDITAIS

A Universidade do Estado do Amazonas lança hoje os editais do Vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado 2020 – acesso 2021. As informações serão apresentadas pela gestão superior da instituição por meio das redes sociais oficiais da UEA (Facebook e Instagram), a partir das 11h. O processo seletivo do Vestibular acontecerá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2021. Já as provas do SIS serão realizadas no dia 12 de janeiro. 

GUARANÁ

Um grupo de produtores orgânicos do município de Presidente Figueiredo foi beneficiado com a entrega de 866 mudas de guaraná. A ação de incentivo do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, em parceria com a empresa Agropecuária Jayoro, faz parte do processo de recuperação das atividades econômicas no estado, após o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. A entrega ocorreu no último dia cinco de agosto, na comunidade Jardim Floresta, localizada na BR 174, km 126, naquele município.

FRASES

“Até agora não vislumbramos uma segunda onda (da Covid-19).” Marcelo Magaldi, secretário de saúde de Manaus

“Os dados estão errados. Não morreram três mil no Amazonas (de Covid-19) e sim dez mil.” Ricardo Nicolau (PSD), deputado estadual

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar