Amazonas Shopping completa 20 anos de história

Primeiro empreendimento do segmento na capital amazonense, o Amazonas Shopping completa hoje, dia 7, 20 anos de dedicação e compromisso com o consumidor, o que resultou no sucesso que é o empreendimento

Primeiro empreendimento do segmento na capital amazonense, o Amazonas Shopping completa hoje, dia 7, 20 anos de dedicação e compromisso com o consumidor, o que resultou no sucesso que é o empreendimento. Atualmente, o centro comercial passa por investimentos feitos na revitalização física, que já atinge R$ 20 milhões, mas, até meados de 2013, esse valor deve dobrar.
Segundo o superintendente do estabelecimento, Marcos Gnecchi, a reforma do shopping começou de dentro para fora, com a reestruturação completa do telhado, renovação das instalações elétricas, construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto, novos banheiros e, depois, troca do piso, dos guarda-corpos, escadas rolantes e do forro até a ampliação e modernização do estacionamento, com a criação de novos acessos e mais comodidade para os nossos clientes. “Agora, o passo final será a fachada, cujas obras serão realizadas no decorrer de 2012”, ressaltou. Incluindo a administração, terceirizados e funcionários de lojas, o shopping gera cerca de três mil postos de trabalho diretos.
O shopping possui atualmente cerca de 240 operações, entre lojas, quiosques, bancos e lazer (alimentação, play, cinema etc.). E de acordo com Gnecchi, é realizado um trabalho constante de qualificação do mix, buscando novas marcas e incentivado as já existentes a se modernizarem cada vez mais. Neste ano, o shopping ganhou novas lojas, como a Lacoste, Mr.Cat, Monica Sanches, Ju Savassi, CVC, Tam Viagens, Luz da Lua, Pizza Hut, entre outras. Entre as novidades reservadas para 2012, a grande atração será o Kinoplex, a nova geração de cinemas Severiano Ribeiro, com 3D digital, telas gigantes, poltronas para namorados e super bomboniére.
Gnecchi avalia que o setor de shopping vive um momento de expansão no país e que a concorrência é um processo natural do mercado e do próprio crescimento econômico do Brasil. “E Manaus, como a cidade de 5º maior PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, não poderia ficar alheia a tudo isso. Dessa forma, vimos a concorrência como algo extremamente saudável, que nos estimula a estar preparados para atender as necessidades dos nossos clientes, cada dia mais, buscando propostas que nos diferenciem nesse setor”, opina.

Lojista desde a inauguração do shopping center, o empresário Erza Benzion, acredita que o estabelecimento foi uma aposta correta para muitos comerciantes. “Tanto é que quem acreditou no potencial do Amazonas Shopping está no mercado até hoje”, defende o proprietário da Way Shop, que lembra que um dos fatos curiosos do local, foi no início de atividade quando houve uma resistência de alguns lojistas para o funcionamento aos domingos. “Teve inclusive uma que argumentou que não poderia porque nesse dia iria passear de lancha com o marido”, contou o empresário rindo.
Ele conta também que foi através do estabelecimento que os lojistas aprenderam a tratar o cliente de forma diferenciada, interagir com ele e se preocupar com o grau de satisfação.
Para a presidente do Alasc (Associação dos Logistas do Amazonas Shopping), Mercedes Braz, desde quando o centro de compras foi inaugurado é o queridinho da cidade. “Muitos frequentadores chegam até nós e dizem que gostam do local por sentirem que é aconchegante, tranquilo e seguro”, comenta a lojista que está há 12 anos no shopping.
Mercedes brinca que o Amazonas Shopping, assim como para ela, para muitos é também como se fosse uma segunda casa. “É um ponto de encontro para muitas famílias e pessoas que trabalham ou moram no entorno do empreendimento, que vêm praticamente todos os dias aqui tomar café, almoçar ou ir ao banco, alguns eu vejo com tanta frequência que mesmo que não seja meu cliente sempre cumprimento, de tanto ver, acaba se tornando um conhecido”, acrescenta a proprietária da Luppo.

Lazer e comodidade aliados à tradição

Localizado em uma das áreas mais movimentadas na cidade, por receber fluxos de trânsito de todos os bairros de Manaus, o local recebe em torno de 40 mil pessoas. “Os shoppings centers sempre tiveram uma importante função social, onde as pessoas se encontram, se divertem e, claro, consomem. Em Manaus, o Amazonas Shopping – por ter sido pioneiro no setor – teve a felicidade de marcar um divisor de águas na história do comércio local e dos hábitos de consumo da população. Isso porque lhes trouxe um novo padrão de referência em consumo e atendimento”, frisa o superintendente.
Ele comenta que grande parte dos clientes são atraídos não somente pela variedade de lojas, mas sobretudo pela oportunidade de aproveitar uma gama de serviços e vivenciar agradáveis momentos de sociabilidade com familiares e amigos, os frequentadores construíram um laço de afetividade com o shopping, e é exatamente esse laço que o diferencia dos demais empreendimentos. “O Amazonas Shopping faz parte da história dos amazonenses. Muitas pessoas passaram a infância ou a adolescência, outros conheceram o amor de sua vida, outras conseguiram seu primeiro emprego, e tantos outros momentos que são impossíveis de esquecer. Isso é fazer parte da vida das pessoas”, comenta Marcos Gnecchi.
Para o coronel Fausto Seffair Ventura, que frequenta o shopping desde quando foi inaugurado, existe a Manaus antes e depois do Amazonas Shopping. “O estabelecimento trouxe para a cidade um novo conceito de compra e lazer, devido a falta de opção que tínhamos”, disse o aposentado, que também participou do projeto do shopping, no planejamento viário da entrada e saída do estabelecimento quando ainda era diretor do Detran-AM.
Ventura destaca que o diferencial do local é a democracia de frequentadores. “No Amazonas Shopping você encontra pessoas de todas as classes sociais e dos mais diversos graus de instrução, do consumidor de chinelo ao que usa vestido de grife”, afirmou o coronel. Ele faz parte de um grupo de aposentados, entre médicos, sindicalistas, militares, entre outros, que se reúnem todas as tardes no shopping, em frente ao Café do Ponto, para debater sobre assuntos da cidade.
Ganhadora este ano de um sorteio da promoção Banho de Casa do Amazonas Shopping, em que a felizarda ganhava R$ 50 mil para redecorar sua casa junto com o arquiteto Aquilles Fernandes, a frequentadora assídua do centro de compras Andréia Jane Silva de Medeiros conta que o diferencial é a familiaridade do local.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email