11 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Amazonas quer qualificar 13.500 pessoas até 2013

https://www.jcam.com.br/ppart20072011.jpg
A pouco mais de dois anos e meio para a realização da Copa do Mundo, o Amazonas investe pesado na formação profissional para atender as demandas para a realização do evento

A pouco mais de dois anos e meio para a realização da Copa do Mundo, o Amazonas investe pesado na formação profissional para atender as demandas para a realização do evento. Alheio às divergências quanto à estrutura física do Mundial, os investimentos do Governo do Estado na qualificação profissional chegam a R$ 3 milhões ao ano e até 2013 cerca de 13.500 pessoas vão ser qualificadas para atender a demanda. Um ganho não apenas para o evento, mas para o Estado como um todo que obtém benefícios com o advento da Copa do Mundo.
O coordenador da Unidade Gestora da Copa do Mundo, Miguel Capobiango, explicou que os benefícios que o mundial pode exercer no que diz respeito a geração de emprego e qualificação já podem ser vistos a partir de agora “Você pode ver como os cursos da área de construção civil, aplicados pelo Cetam em parceria com o Sinduscon/AM já estão dando resultados a partir de agora, independentemente da Copa, mas provocado por ela. Com a verticalização da cidade podemos verificar o trabalho de qualificação aplicado nesse setor e é uma iniciativa que vai ficar para sempre”, assinalou.
Capobiango salientou também que, atualmente, a maior demanda em termo de emprego e qualificação está se concentrando nas obras para a Copa, principalmente na Arena da Amazônia.“No último levantamento que fizemos, verificamos que temos 600 trabalhadores envolvidos no processo da construção e que estão recebendo, também qualificação. Esperamos chegar a dezembro com um total de mil trabalhadores, uma vez que agora, com o verão, as construções devem se intensificar”, pontuou.
Mas, as ações não se restringem apenas às iniciativas do Governo do Estado.“Temos iniciativas do Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] , que está fazendo um ótimo trabalho, da CDL-Manaus [Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus], que também aplica cursos de qualificação para a área de comércio”, listou.

Cetam treina em construção civil, turismo e idiomas

Por conta da Copa, o Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) está dando prosseguimento ao processo de qualificação profissional em áreas como turismo, línguas, construção civil, educação, saúde e segurança.
O planejamento e a abordagem aplicada pela instituição é pautada por dois critérios: cursos direcionados a ocupações com necessidades imediatas e o tempo de formação. Segundo o diretor de Relações Empresariais e Institucionais do Cetam, Leonardo Bruno Barbosa Monteiro, a análise da realidade do Estado é necessária para elencar os cursos a serem aplicados. “Na construção civil, que precisa de uma formação mais imediata, realizamos a aplicação dos cursos também de forma imediata. Em parceria com o Sinduscon/AM e o Sintracomec, já qualificamos mais de 1.952 profissionais entre pedreiros, eletricistas, ferreiros e armadores. Estamos qualificando mais 488 e, até o final do ano, queremos chegar a meta de 3.000 profissionais qualificados”, explicou.

Programa de voluntariado

No âmbito dos cursos de idiomas, a Copa precisa de um programa de voluntariado, embora pelo critério da Fifa possam ser trazidos às cidades-sedes profissionais de línguas de todas as partes do mundo. “Mesmo assim, o Estado precisa ter programa de voluntariado mais para auxiliar o setor turístico e não apenas voltado para a Copa. Por isso, desde 2007 investimos na formação em línguas do Programa Jovem Cidadão. Já temos formados 8.868 jovens e queremos fechar 2011 com mais de 3.600 formandos”, disse.
Já no segmento do Turismo os cursos têm 800 horas de duração . São cursos de formação técnica como guias, hospedagem, segurança do trabalho. São atividades que requerem uma formação técnica mais específica”, encerrou.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email