Pesquisar
Close this search box.

Amazonas participa de projeto

O governo do Amazonas por meio da Amazonastur (Empresa Amazonense de Turismo), em parceria com o Ministério do Turismo, Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux e o Centro de Excelência de Turismo da Universidade de Brasília, estarão promovendo palestras de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, do Programa Turismo Sustentável & Infância.
De 26 a 29 serão realizadas três palestras em Manaus e uma em Parintins. A programação faz parte de uma política pública do Ministério do Turismo, que busca consolidar nesse setor a cultura da proteção da infância e da adolescência da exploração sexual no turismo, como forma de qualificar o produto turístico brasileiro. No ano passado, foram realizados seminários de sensibilização em 25 cidades de 21 Estados brasileiros, que atingiram mais de 60 mil integrantes da cadeia produtiva do turismo.
O principal objetivo dessas ações preparatórias é envolver as empresas e entidades do setor turístico, profissionais da área e organizações locais que lidam com a temática por serem formadores de opinião capazes de garantir o sucesso da ação.
O programa Turismo Sustentável & Infância, além de prevenir contra a exploração sexual de crianças e de adolescentes, tem por objetivo estimular que o setor do turismo assuma um compromisso com a infância e adolêscência, com base nos princípios do turismo sustentável, da responsabilidade social e da promoção dos direitos humanos.
A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, juntamente com diretores e técnicos do órgão, no dia 26 de setembro, estará participando de seção especial na ALE (Assembléia Legislativa do Amazonas), da Comissão de Indústria Comércio e Turismo, que tem o deputado Francisco Souza como presidente.

MTur apresenta ações na Câmara

A coordenadora do Programa Turismo Sustentável & Infância do Ministério do Turismo, Elisabeth Bahia participou na última semana de audiência pública na Câmara dos Deputados. A coordenadora apresentou à Comissão de Turismo e Desporto, presidida pela deputada Lídice da Mata (PSB/BA), as ações empreendidas pelo Ministério do Turismo contra exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, realizadas junto à cadeia produtiva do turismo.
Durante a audiência, foram apresentadas políticas públicas e estudos de diversos setores do governo na prevenção e combate à exploração sexual.
A coordenadora do TSI, falou das duas estratégias utilizadas pelo ministério para transformar o setor de turismo em aliado estratégico no enfrentamento ao problema: as campanhas publicitárias e os seminários de sensibilização.
Em 2006, o MTur iniciou uma ação de sensibilização em 21 Estados e 56 cidades para os profissionais da base da cadeia produtiva do turismo. A ação visa conscientizar e criar uma cultura para que o profissional do turismo saiba prevenir e atuar em uma situação concreta de exploração sexual.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar