Pesquisar
Close this search box.

Amazonas mostra potencialidades econômicas durante fórum

O governo do Amazonas mostrou suas potencialidades para negócios dos mais diversos segmentos da economia durante a abertura do Fórum de investimentos Brasil 2021 que aconteceu, ontem, de forma virtual. É o maior evento da América Latina voltado para atração de mais investidores no continente.

Promovida pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e organizada pela Apex-Brasil, a iniciativa prioriza ações autossustentáveis. A meta é focar em projetos que preservem o meio ambiente, agregando mais empregos e novas opções de renda para a população da região.

O presidente (Jair Bolsonaro) participou do encontro online. Ele ressaltou que o Brasil representa, hoje, a maior oportunidade mundial para potenciais novos investimentos, apesar das várias críticas de lideranças mundiais que criticam os atuais rumos tomadas pelo governo brasileiro.

“A adequada remuneração dos serviços ambientais prestados na Região Amazônica, a concretização da bioeconomia e a exploração sustentável dos recursos naturais, minerais e agrícolas, de forma inovadora, são imperativos para superarmos esse paradoxo. Nunca tive dúvidas de que é falso considerar opostos o desenvolvimento e a  sustentabilidade”, argumentou o presidente aos investidores durante o fórum.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, que também marcou presença virtualmente no fórum, disse que a bioeconomia pode gerar novas oportunidades aos investidores interessados na rica biodiversidade. Ele afirmou ser importante que os investidores estrangeiros conheçam os potenciais do Estado, uma economia que alinha preservação ao desenvolvimento sustentável.

“Nosso desafio é conciliar todo esse recurso natural que nós temos com o desenvolvimento econômico. Nosso desafio é provar que isso é possível. Transformar esses ativos ambientais em benefícios para o nosso povo e que a gente possa criar esse ambiente de negócios para as empresas que têm interesse em investir no estado do Amazonas”, ressalta Wilson Lima.

ZFM

Em um vídeo que será exibido durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021, Wilson Lima destaca que o Amazonas é o maior Estado em extensão territorial do País e com maior extensão de floresta contínua do planeta, com 97% de área preservada. São mais de 1,5 milhão de metros quadrados em extensão com mais de 4 milhões de habitantes e a maior reserva de água doce do planeta.

 O governador destaca, ainda, a Zona Franca de Manaus como um modelo econômico de sucesso, ao concentrar quase 500 empresas. Em 2020, o faturamento do Polo Industrial foi de mais de R$ 120 bilhões.

 “Aqui estão as mais importantes marcas do mundo e que geram, aproximadamente, quase 100 mil empregos diretos. A Zona Franca é essencial na geração de emprego e renda, mas, sobretudo, na preservação dos nossos recursos ambientais. Estou trabalhando, nesse momento, para prorrogar a lei de incentivos fiscais do Amazonas para esses investidores, garantindo esse ambiente propício para o negócio”, afirmou o governador do Estado

Em maio, Wilson Lima iniciou os debates, junto aos representantes da indústria, para a prorrogação da lei que regulamenta a Política Estadual de Incentivos Fiscais e Extrafiscais – Lei nº 2.826, de setembro de 2003, que tem vigência até 2023.

Wilson Lima ressaltou, ainda, o projeto Amacro, selecionado para encabeçar o portfólio de projetos de atração de investimentos do Amazonas. Com apoio do governo federal, o Amacro pretende criar uma zona de desenvolvimento sustentável compreendendo o sul do Amazonas, o leste do Acre e o noroeste de Rondônia. Abrange 32 municípios, um total de 465,8 mil quilômetros quadrados e uma população estimada em aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.

Foto/Destaque: Divulgação

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar