Pesquisar
Close this search box.

Amazonas Film Camp um sonho feito realidade

Amazonas Film Camp um sonho feito realidade

A criatividade cria oportunidades inigualáveis de vivências na maior floresta tropical do planeta e a mais desejada pelo turista brasileiro e estrangeiro. O interesse em oferecer a Amazônia como cenário para produções internacionais (documentários, programas de TV, filmes) foi baseado na experiência de 20 anos de trabalhando com equipes profissionais da mundiais National Geographic, Discovery, Animal Planet, PBS, Survival, Avatar, Movistar, etc.  A equipe trabalha  a mais de trinta anos. A união de longas trajetórias profissionais na selva amazônica tornou possível oferecer serviços experientes, seguros e dinâmicos a grupos e individuais.

A Amazonas Filme Camp (AFC) desenvolveu várias atividades entre 2015 e 2018, quando ocorreram produções gigantescas para as séries de TV, algumas ambientadas no século XV, como Conquistadores, da série espanhola. Daí em diante o AFC abriu espaço aos amantes da natureza de Manaus e do Brasil, possibilitando uma vivência selvagem impactante para quem adquire o pacote turístico  “Amazônia360º, uma experiência autêntica e única assessorada pelos melhores guias de selva da região, dedicados a mostrar o mundo selvagem amazônico.

O alojamento do Amazonas Film Camp está localizado no alto de uma península de selvas tropicais que se conectam com as bacias dos rios Amazonas e Negro, em frente à baía do Paroá, no rio Manacapuru. Possuium jardim com mais de 10.000 metros quadrados em frente a uma baía cinematográfica, com florestas, praias e igarapés ao seu redor. É de tirar o fôlego, mas a cada curva do rio um novo cenário se descortina. As experiências duram de 2 a 7 dias e o visitante pode vivenciar um espetacular e verdadeiro observatório do céu, museu da selva com curiosidades locais; aquários com peixes ornamentais, insetos, botânica, réplicas de fauna; arqueologia local, mapas, livros, arco, flecha e zarabatana, bem como uma academia rústica ao ar livre, banhos com argilas medicinais “argiloterapia” branca e vermelha; trilha botânica, passeio de canoas a remo e um mergulho incrível com lanterna subaquática.

O alojamento Amazonas Film Camp é único no meio da selva, próximo de Manaus. Sua especialidade em filmagens profissionais agora abre espaço para os amantes da natureza que desejam viver uma experiência sui generis. São apenas doze quartos com cama de casal ou solteiro, mosquiteiro e ventilador. Os banheiros são conectados com os quartos por passarelas. A infraestrutura é tipicamente amazonense.

O mirante do Pajé é um terraço elevado de frente para a baía do Paroá e suas inúmeras ilhas desabitadas. A sala de estar e o bar bem discretos e originais com mesinha ‘dos diretores’ mais  a mesa de reunião, dão um toque nativo e ao mesmo temo do set de filmagens. A gastronomia atende aos gostos variados com sabores regionais.

Pernoite na Selva – A excursão acompanhada de experientes guias de selva, como Eduardo Mendes, naturalista, experimentado mergulhador, curtido em mil aventuras amazônicas, e seu assistente, Élio Vieira, o pescador mais habilidoso da região as vivências selvagens tornam-se cinematográficas.

Mergulho – atividade subaquática com máscara especial é a descoberta de um novo mundo, a alguns minutos do alojamento, realizado em águas transparentes e ricas em peixes tropicais com a exuberância da botânica.

Pescaria – em canoas a remos, são usadas iscas naturais de insetos, frutas, peixes com as armadilhas tradicionais do caboclo e seu conhecimentomilenar. A pesca com arco e flecha requer toda a habilidadeindígena compartilhado. A experiência de sobrevivência na selva é compartilhada por um nativo da região e o turista exercita as técnicas para arquitetar armadilhas, abrigos, rastreio, identificação de flora comestível e medicinal. 

Passeio fluvial – Toda a magia de singrar rios e lagos espelhados com reflexos da água durante os passeios entre ilhas desabitadas em canoas motorizadas e a remo até a chegada àcomunidade de Macumirí, um pequeno povoado rural dedicado ao extrativismo do açaí.

Focagem noturna – Os sons, a percepção, o movimento mínimo, as viagens noturnas em canoa sob o céu geralmente estrelado, o barulho da floresta, além dos clássicos jacarés.

Pernoite na selva – é um festivalpara os sentidos. Acampar uma noite sob um tapiri tradicional com o privilégio de testemunhar a troca de guarda da fauna, no meio da selva.

Arqueologia – A península do Amazonas Film Camp é habitada pelo caboclo aproximadamente 1.000 anos. Em suas margens, em tempos de águas baixas, aparecem numerosas cerâmicas da fase Guarita, anterior a chegada dos conquistadores. Um tesouro guardado na natureza.

Daniel Garibotti – Trabalhou no desenho de produção e logística de inúmeros documentários e séries de ficção para a BBC, Survival Anglia, PBS, Canal+, Icon Films, Avatar, Discovery, Movistar+, Global Set, Prointel e TVE. Receb vários prêmios, incluindo o Prêmio ONES da “Fundação Mediterrânea”. Em 2018 foi indicado pela Academia Espanhola de Televisão  melhor produção, pela série de GlobalSet e Movistar+ ‘Conquistadores’, produzida no Amazonas Film Camp. Co-fundador da “Associação Amazônia”, entidade coordenadora da área de proteção ambiental da Reserva Xixuaú – Xipariná, no estado do Amazonas.

Eduardo Mendes Gomes – Naturalista, experiente mergulhador em águas tropicais, coordenador de logística de programas de TV de natureza e de expedições complexas. Trabalhou com produtores daTV da BBC, PBS, National Geographic, Animal Planet em vários cenários amazônicos. Um homem da selva, preparado para mostrar a trama sutil da vida tropical, bem como solucionar imprevistos em situações complexas no meio da floresta.

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar