Pesquisar
Close this search box.

Amazonas em estabilidade

O Amazonas apresenta estabilidade na transmissão de Covid-19, tendo a taxa de transmissibilidade de 0,98. Ou seja: a cada 100 pessoas doentes pelo novo coronavírus, outras 98 são infectadas.  Apesar do cenário epidemiológico estável, o estado permanece na fase 3 (laranja), de risco moderado, e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para que sejam mantidas todas as medidas de prevenção, incluindo a vacinação contra a Covid-19. Dados consolidados pela Sala de Situação de Saúde apontam que o Amazonas apresenta uma média de 500 novos casos confirmados de Covid-19 diariamente. Até ontem, 1,9 milhão de doses contra a Covid-19 já haviam sido aplicadas, o que corresponde a 69,6% da população contemplada com a primeira dose. Quase metade deles já tomaram a segunda dose. O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, alerta que a vacina é a principal ferramenta para que o número de casos confirmados reduza substancialmente no Estado.

COMPLIANCE

O ouvidor do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Érico Desterro, foi indicado para coordenar um grupo de trabalho da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil para instituição do Programa de Integridade e Compliance nas Cortes de Contas do Brasil.

GÁS

cigás
Foto: Divulgação

Com o intuito de ampliar a parcela da população beneficiada com o gás natural, a Companhia de Gás do Amazonas está intensificando investimentos na implantação de Estações de Redução de Pressão. Este sistema desempenha papel importante na expansão da Rede de Distribuição de Gás Natural por viabilizar o acesso de consumidores de menor porte ao combustível.

TRÂNSITO

A origem, o destino e a quantidade dos veículos que trafegam nas principais vias e cruzamentos de Manaus estão sendo analisadas em uma pesquisa iniciada ontem pela Prefeitura de Manaus, coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. O levantamento fornecerá dados que vão consolidar os projetos de melhorias para o trânsito das áreas pesquisadas.

FLUTUANTES

O Ministério Público do Amazonas está avaliando o uso de sistemas de flutuação na construção de novas sedes ministeriais no interior do Amazonas. O procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, solicitou o estudo durante reunião do Colégio de Procuradores, quando foi apresentado o Plano de Atuação para o ano de 2021. O objetivo da medida é garantir a continuidade e qualidade do atendimento ministerial prestado à população.

AGROTÓXICOS

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas realizou ontem uma fiscalização em dois estabelecimentos de venda de agrotóxicos em Manaus. Além de conferir o cumprimento das exigências para a comercialização dos produtos, os servidores da autarquia também comunicaram às revendedoras sobre os novos procedimentos para o envio de informações sobre a saída dos defensivos agrícolas, que passará a ser totalmente digital. 

PASSADO E PRESENTE

Olhar para o passado lança luz sobre a nossa história. Isto é o que defende Rosineide Gama, gestora da Escola Estadual Marechal Hermes e autora do livro “Dias Mefistofélicos”, publicado, neste ano, pela editora Dialética. A obra, resultado da dissertação de mestrado de Rosineide, pela Ufam, apresenta um panorama da gripe espanhola em Manaus, nos anos de 1918 e 1919. Em tempos de uma nova pandemia, vale a pena dar uma olhada no que aconteceu naquela época.

ARROZ E SOJA

safra
Foto: Divulgação

Dados da safra de 2020/2021, registrados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, indicam um aumento de 41% na produção de soja e aproximadamente 200% na produção de arroz em relação à safra do ano anterior. O município de Humaitá (a 675 quilômetros de Manaus) permanece o maior produtor dos grãos no estado, sendo o único grande produtor de soja e tendo contribuído com mais de 80% na safra de arroz do ano passado. 

TERRAS INDÍGENAS

O Supremo Tribunal Federal inicia hoje o julgamento que definirá o futuro das demarcações das Terras Indígenas no Brasil. A Corte vai analisar a ação de reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à TI Ibirama-Laklãnõ, onde também vivem os povos Guarani e Kaingang. Em 2019, o STF deu status de “repercussão geral” ao processo, o que significa que a decisão servirá de diretriz para a gestão federal e todas as instâncias da Justiça no que diz respeito aos procedimentos demarcatórios.

FRASES

“Nossa meta é baixar cinco anos por semana, então chegaremos aos 18 anos para cima muito em breve.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, sobre a vacinação contra a Covid-19

“Fazemos um apelo para que a população se vacine independentemente da vacina disponível no posto de vacinação.” Cristiano Fernandes, diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas 

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar