Pesquisar
Close this search box.

Amazonas e Tocantins discutem implantação de entreposto do PIM

A implantação de um armazém alfandegado da Zona Franca de Manaus no município de Praia Norte (TO) foi o ponto central da pauta de discussões nesta quarta-feira, 16 de março, entre o secretário de Estado de Planejamento, Thomaz Nogueira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tocantins, Paulo Mendonça. O projeto de implantação de um entreposto em Tocantins estima uma capacidade de movimentação de até 1,5 milhão de toneladas de cargas entre Manaus e o Tocantins e o porto de Belém, possibilitando grandes possibilidade de investimento de grandes indústrias.

Segundo Thomaz Nogueira, as discussões em torno dos armazéns alfandegados em Tocantins são parte da política de estruturação de parcerias institucionais, a partir de projetos macros de desenvolvimento, que possam gerar novas oportunidades de negócios para ambos os estados. O Governo do Amazonas, detalhou o secretário, vem trabalhando em duas frentes: o fortalecimento do polo industrial da ZFM e, paralelamente, a diversificação da economia com projetos para o desenvolvimento de cadeias nas áreas de fármacos, piscicultura e fertilizantes entre outros setores. “Estamos à disposição para consolidar essa agenda de projetos em comum”, assegurou.

Os dois governos também estudam projetos conjuntos de intercâmbio no fornecimento de matéria-prima e fertilizantes, destacou o secretário Paulo Mendonça, ao destacar a vocação agropecuária da economia de Tocantins. Mendonça disse esperar que o projeto do entreposto venha a se tornar um corredor estratégico aos interesses das empresas situadas no PIM. Atualmente, a implantação do entreposto no estado vizinho está em fase de licitação.

Ecoporto

Denominado Ecoporto Praia Norte, o empreendimento, que está sendo instalado às margens do rio Tocantins, colocará o Estado na rota de dois dos principais portos do Brasil: o de Manaus e o de Belém. Praia Norte foi escolhida como local para abrigar o porto depois que estudos indicaram a viabilidade técnica do empreendimento, que se transformará numa rota alternativa de saída do corredor Centro-Norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico.

No local serão instalados estaleiros, balanças para caminhões, centro frigorífico, guindaste e uma linha férrea ligando o empreendimento à Ferrovia Norte Sul. Um protocolo para a viabilização do entreposto foi assinado pelos governos do Amazonas e Tocantins em 2013.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar