O Festival Folclórico do Mocambo do Arari chega à sua 19ª edição nos dias 9, 10 e 11 de agosto, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Realizado no Mocambo do Arari, distrito do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o festival tem a participação dos bois Espalha Emoção e Touro Branco, além de apresentações de pássaros e quadrilhas, no centro cultural denominado “Mocambódromo”.
Os espetáculos são conhecidos pela originalidade na utilização de matérias-primas naturais, como palha, madeira e barro para confecção de fantasias e alegorias. Obras de arte que ganham vida pelas mãos da comunidade, associações folclóricas, artesãos e profissionais da cultura atuantes no Festival de Parintins e demais manifestações culturais no interior do estado.
O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, acrescenta que o Festival do Mocambo do Arari recebe influências dos bois-bumbás de Parintins, com foco na sustentabilidade. “O Mocambo tem uma particularidade muito específica que está associada à preocupação da comunidade com as questões ambientais. Os módulos alegóricos são feitos de madeira de manejo sustentável e materiais de origem natural. É um festival rico em cultura, histórias e criatividade”, cita o secretário.
O diretor presidente da Associação das Tradições Culturais do Mocambo do Arari, Eliandro Mendonça, ressalta a importância do festival, reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado do Amazonas. “Este evento, que a cada ano cresce, aumenta o número de pessoas vindo para o Mocambo para conhecer a nossa festa, movimenta comércio, gera emprego e renda para a população”, reforça Eliandro. “Em nenhum lugar do mundo você vai ver um evento como esse, primeiro porque trabalhamos na tala, no cipó, na madeira, na palha. Essa essência é do Mocambo”, reconhece.
Programação
A sexta-feira (09) será marcada pela disputa das quadrilhas Explosão Caipira e Unidos do Bairro de Lourdes. Na sequência, os cordões de pássaros Pavão Misterioso e Jaçaña se apresentam. A programação segue noite adentro com os shows da Banda dos Tops e do cantor Wanderley Andrade.
No sábado (10/08), a disputa será entre os bois. Abrindo a noite, Touro Branco e, em seguida, Espalha Emoção. Shows musicais, promovidos pela Secretaria Estadual de Cultura, vão animar o festival folclórico. Sobem ao palco, Bagaceiros do Forró e Guto Lima, conhecido como o “Rei do Arrocha”.
Na última noite, domingo (11), a competição no Mocambódromo irá seguir entre os bois, abrindo com o Espalha Emoção e encerrando com o Touro Branco.