Pesquisar
Close this search box.

AM desperdiça 20,8% mais água

https://www.jcam.com.br/ppart22032013.JPG

O Amazonas se encontra entre os Estados que mais desperdiçam água no país. Dados revelados esta semana pelo Instituto Trata Brasil demonstram que o Estado desperdiça 20,8% a mais do que a média nacional. Enquanto no país a perda de faturamento das empresas de água é de 37,57%, no Amazonas os números chegam a 58,37%, ou seja, mais da metade da água consumida no Estado é desperdiçada. As empresas de água no Amazonas acabam por ter gastos maiores do que o arrecadado ao longo do ano. O custo por metro cúbico de água sai por R$ 2,44/m³, enquanto a receita gerada é de R$ 1,94/m³.
O Amazonas é responsável por 2,18% do volume de água produzido no Brasil e segundo o instituto se encontra na 6º posição entre os casos mais críticos do país, ao lado de Amapá (74,16%), Alagoas (65,87%), Roraima (64,29%), Maranhão (63,89%) e Acre (62,78%). Os dados do mapeamento realizado em 2010 demonstram que a região Norte acaba tendo um dos desempenhos financeiros mais críticos, com 73,29% e apenas 83,89% de suficiência de caixa, onde as somas das receitas operacionais não cobrem sequer as despesas totais com o serviço. No entanto o índice de perdas de faturamento da região ainda é inferior ao do Amazonas com 51,55%. Isso acontece graças ao Estado do Tocantins que ocupa uma das melhores posições do país, com apenas 21,93%. No Amazonas o indicador de desempenho financeiro com água é de 82,07%, com 103% de suficiência de caixa.
Segundo dados da Manaus Ambiental, a empresa produz hoje 640 milhões de litros de água por dia, o que seria o suficiente para abastecer o dobro da população de Manaus. No entanto 256 milhões desse total são desperdiçados diariamente na cidade. A maior parte desse desperdício, 15%, ocorre por conta de vazamentos. No entanto a empresa afirma que está trabalhando para melhorar essa situação.
O diretor-presidente da Manaus Ambiental, Alexandre Bianchini relembra que foi construída uma adutora de 3km de extensão no ano passado e que outras virão em 2013. “Estamos trabalhando na construção de uma nova adutora no bairro Cidade de Deus, com 2,5 km de extensão e 400 mm de diâmetro. Além de beneficiar o bairro, irá reforçar o abastecimento do Aliança com Deus e Alfredo Nascimento, totalizando 40 mil pessoas beneficiadas”, afirma Alexandre Bianchini. A empresa também afirma que em um ano fará investimentos na ordem dos 45 milhões na potencialização e melhorias do abastecimento de água em Manaus. A Manaus Ambiental já anunciou que pretende reduzir em 20% o desperdício de água em dois anos.

Dia Internacional da Água

Um das estratégias da Manaus Ambiental é trabalhar na conscientização do consumidor. Durante a semana da água a população irá conferir a veiculação de vídeos de conscientização nas salas de cinema e comerciais de televisão. Em parceria com o Manauara Shopping, a concessionária também está com um quiosque de atendimento no Piso Tucumã, explanando sobre dicas de economia da água com panfletagem e distribuição de brindes. Ainda será realizada hoje a “Corrida e Caminhada das Águas”, evento destinado aos colaboradores e familiares.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar