Pesquisar
Close this search box.

AM dá adeus a Moysés Benarrós

https://www.jcam.com.br/1107_A3.png

O empresário Moysés Israel faleceu aos 92 anos, na noite do dia 7 de julho, no hospital Check Up, onde estava internado há mais de um mês. Ele teve falência de múltiplos órgãos. O sepultamento aconteceu na manhã de sexta-feira (8), no Cemitério Israelita, localizado no Cemitério São João Batista, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, na presença de familiares, amigos, empresários da indústria, comércio e serviços, representantes de autoridades civis e militares e da comunidade israelita.
Filho de Salomão Benarrós Israel e de Carlota Benayon Israel, Moysés Benarrós Israel nasceu em Manaus, no dia 10 de fevereiro de 1924. Aos 11 anos começou a trabalhar na firma I.B. Sabbá & Cia.Ltda., de propriedade de seu tio, Isaac Sabbá. Ainda muito jovem, tornou-se um dos sócios do Grupo Sabbá, o maior conglomerado de empresas em Manaus, cujo apogeu aconteceu nas décadas de 1950 e 1960, segundo memorial escrito por Petrônio Augusto Pinheiro.
De acordo com a filha do empresário, Janete Pinheiro Israel, o momento é de muita tristeza para a família. “Nesse um mês de internação ele ficou entre apartamento e UTI. Mas na última, semana, sua saúde pirou muito. É um momento muito difícil. Ele foi tudo para todo mundo. Ele teve uma vida plena e frutífera, graças a Deus. Ele ajudou muita gente e conseguiu fazer muita coisa pelo Estado. A prova disso são as obras que aí estão no Estado a fora”, reconheceu.
O empresário decano da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Moysés Israel, foi um dos fundadores desta entidade de classe. Ele também foi presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), diretor do Senai-AM, do Sesi-AM, da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, presidente da Casa Infantil Dr. Farjado, vice-presidente da Cia. Brasileira de Plantações, diretor da Cia. de Petróleo da Amazônia, do BEA (Banco do Estado do Amazonas), entre tantas outras funções desempenhadas. Como defensor do Ensino Superior no Amazonas, viabilizou a instalação do campus da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) no município de Itacoatiara.

Inspirador para colegas da Fieam

O presidente da Fieam, Antonio Silva, salientou a dedicação de Moysés Israel como empresário, sempre participativo, que servia de inspiração para os colegas da entidade de classe. “Essa é uma imensa perda para a nossa indústria e para o nosso Amazonas. O seu Moysés, como o chamávamos, foi um exemplo real de força e superação. Todos nós só temos a agradecer por ter tido o privilégio de conviver com ele todos esses anos e de termos partilhado da sua sabedoria e experiência”, disse Silva.
O governador do Estado do Amazonas, José Melo, lamentou com pesar o falecimento do empresário decano da Fieam. “Moysés Benarrós Israel deixa um legado de sucesso profissional em nossa região. Empreendedor e defensor da educação e do desenvolvimento social, ele fez parte de importantes instituições que fomentaram a economia e o ensino, como a instalação do campus da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), no município de Itacoatiara”, frisou.
O prefeito do município de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao lamentar, profundamente, a perda do empresário, faz uma breve homenagem relembrando momentos da trajetória de sucesso ligada ao desenvolvimento do Amazonas. “Perdi um grande amigo, com quem tinha muita afinidade quando se tratava de política econômica. Ele sempre acompanhou meu mandato, sobretudo quando fui senador e pude deixar mais claras as minhas propostas para a economia”, recordou.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio AM: Sesc/Senac/IFPEAM, José Roberto Tadros, “Moysés Israel foi um grande amigo e acima de tudo uma pessoa benevolente, empreendedora, de ideias inovadoras que visavam ao desenvolvimento do Amazonas, principalmente no que tange à melhoria do comércio e indústria no Estado. Era um homem de sabedoria incomparável”, declarou.
A Fecomércio-AM homenageou Moysés Israel, em 2000, com a Medalha da Ordem do Mérito Comercial e atribuiu ao Centro de Educação Profissional do Senac em Itacoatiara o nome dele. Uma cidade na qual, Moysés Israel deixa um amplo legado de benfeitorias. “A Amazônia perdeu um grande empreendedor, o Amazonas um notável benemérito, eu e minha família um grande amigo”, concluiu Tadros.

Empresário procurava unir as forças da sociedade amazonense

Na visão da jornalista e escritora Etelvina Garcia, o empresário procurava unir as forças da sociedade amazonense em função do bem comum e da grandeza do Estado. “Ele nunca enxergou outro empresário do seu ramo de atividade como um competidor, e sim como parceiro. Então, esse exemplo de cidadão digno, competente, fraterno, amigo, solidário é o que fica para as gerações futuras. Um exemplo a ser seguido”, salienta.
Autora da biografia de Moysés Benarrós Israel, publicada em 2014, Etelvina afirma que “a figura do líder carismático que nasceu numa família de empreendedores e muito cedo aprendeu a acreditar no sucesso construído com a força do trabalho, confundia-se com a figura do estudioso dedicado e do pesquisador cuidadoso que acumula notável bagagem de conhecimentos sobre a Amazônia e a sua problemática de desenvolvimento”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar