Pesquisar
Close this search box.

Alunos da escola pública terão Olimpíadas de Ciência em 2010

A partir do próximo ano, os estudantes das escolas públicas de todo o Brasil poderão participar da Olimpíada de Ciência, seguindo o modelo de competição entre estudantes para apoiar a divulgação científica.
A formatação da Olimpíada de Ciência está sendo discutida entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação, segundo o professor Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia do MCT.

Ciência no Brasil

O ministério apoia diversos projetos do tipo, sendo a Olimpíada Brasileira de Matemática o mais difundido. Com uma palestra sobre a “Ciência no Brasil”, Moreira participou na tarde desta terça-feira, 28, da apresentação preparatória para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em outubro.
A apresentação, no auditório Roberto Santos, do Museu de C&T da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), foi promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.
Segundo ele, o projeto contribui para enfrentar o desafio de oferecer uma educação científica de qualidade nas escolas públicas brasileiras. Professor de física, o diretor do MCT revelou que, este ano, as Olimpíadas de Matemática deverão alcançar quase 20 milhões de estudantes, devendo mobilizar 120 mil professores e constituir-se na maior competição do gênero no mundo.
Moreira comemorou também o sucesso das Olimpíadas de Astronomia, que passaram de 450 mil participantes, em 2008, para 850 mil, em 2009.
Além disso, o CNPq, que apoia olimpíadas de divulgação científica desde 1978, vai lançar, em 2010, um edital para competições em história, geografia, robótica e outras áreas do conhecimento.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar