Alta de 1,65% no semestre

Para presidente da ABAD, no atual cenário, é fundamental discutir uma “agenda propositiva”

No acumulado de janeiro a junho, os agentes de distribuição de produtos industrializados apresentaram crescimento real de 1,65% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com maio, o mês de junho sofreu retração de 10,47%, enquanto em relação a junho do ano passado a queda foi de 3,57%. Os dados foram divulgados na abertura da ABAD 2014 CURITIBA, evento anual do setor que acontece de 4 a 7 de agosto, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, no Paraná.
Os números estão alinhados às expectativas de desempenho ruim no mês de junho, que apresentou baixo movimento devido aos feriados e a lojas fechadas durante parte do dia em razão do calendário de jogos da Copa do Mundo. Apesar de alguns segmentos terem se beneficiado com o evento, a queda no mercado mercearil foi perceptível, atingindo o setor atacadista e distribuidor e também o varejo.
A evolução de 1,65% ficou abaixo das previsões do setor no início do ano, que era de 3,5%. Contudo, em face da projeção para o PIB (0,9%) e diante de desempenhos de outros setores da economia, o número ainda mostra o dinamismo do setor atacadista distribuidor, que se mantém em ritmo de crescimento mesmo com um cenário desfavorável. Além disso, tradicionalmente no segundo semestre é esperado um aumento no consumo. Assim, os agentes de distribuição passam a trabalhar com uma nova expectativa de crescimento para 2014, de 2,5%.
“Neste momento delicado para toda a cadeia de abastecimento, a ABAD 2014 CURITIBA traz uma grande oportunidade para agentes de distribuição e indústria se unirem e encontrarem caminhos para garantir a continuidade do crescimento. Essa agenda propositiva é a linha condutora deste nosso evento”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.
“Além disso, em um mercado mais restrito, ganha relevância a busca de ganhos de produtividade e competitividade, aspectos que também estão no foco da ABAD nesta convenção, principalmente nos debates realizado no âmbito dos Comitês ABAD e nas ações de capacitação”, completa José do Egito.
Sobre a Convenção
A ABAD 2014 CURITIBA é o maior evento de negócios do segmento na América Latina, que atrai convencionais de todo o país e também do exterior. O encontro, que será realizada Expotrade Convention Center, em Pinhais, é uma realização conjunta da ABAD e de sua filiada e anfitriã do evento SINCAPR (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná). São aguardadas mais de 30 mil visitações ao longo dos quatro dias do encontro, que conta também com o apoio de patrocinadores que anualmente prestigiam o evento: GS1, Nestlé, Sebrae, Serasa Experian, Unilever e Volkswagen Cami

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email