Pesquisar
Close this search box.

Alta confiança do consumidor mostra disposição para investir

A confiança do empresário industrial brasileiro aumentou pelo quarto trimestre consecutivo e atingiu, em abril, o maior nível desde janeiro de 2005, mostra a pesquisa Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial), divulgada nessa quinta-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em seu site (http://www.cni.org.br).
O Icei alcançou 62,0 pontos, valor 2,6 pontos acima do registrado em abril do ano passado. Em relação a janeiro deste ano, houve relativa estabilidade (crescimento de 0,2 pontos), que pode ser considerada um resultado positivo porque, tradicionalmente, o Icei de abril situa-se abaixo do de janeiro.
A elevada confiança dos empresários industriais reflete o bom desempenho da economia, segundo a pesquisa. “Mais importante, no entanto, é que o resultado indica a manutenção da disposição dos empresários em investir e em aumentar a produção de suas empresas –o que significa manutenção do crescimento da indústria”, diz o texto do Icei.

Levantamento
trimestral
O índice, que é trimestral, foi elaborado a partir de sondagem de opinião com 1.490 empresas de 22 Estados, sendo 846 de pequeno porte, 437 de médio porte e 207 grandes indústrias. As opiniões foram encaminhadas à CNI entre os dias 31 de março e 23 deste mês.
O indicador situou-se acima dos 60 pontos para os três portes de empresa pesquisados. Mais uma vez o indicador relativo aos empresários de grande porte distanciou-se significativamente dos relativos às pequenas e médias empresas. O índice das grandes empresas cresceu 2,0 pontos na comparação com janeiro, tendo alcançado 64,4 pontos, enquanto os indicadores referentes às médias e pequenas empresas situaram-se em 60,5 e 60,2 pontos, respectivamente, um recuo de 0,9 e 1,2 ponto, na comparação com janeiro.
Os indicadores de todos os setores ficaram acima dos 50 pontos, com destaque para o setor outros equipamentos de transporte (67,9 pontos) e para a indústria extrativa (66,3 pontos). A menor confiança foi registrada entre os empresários do setor de Madeira, com índice de 51,2 pontos. Ainda assim, o indicador cresceu em relação a janeiro, quando havia ficado abaixo dos 50 pontos, o que indica pessimismo.

Confiança
aumentada
Na comparação com abril de 2007, os empresários de 21 entre os 27 setores pesquisados registraram aumento em sua confiança, com destaque para o aumento na confiança dos empresários do setor de calçados, cujo índice passou de 46,9 pontos para 58,8 pontos (crescimento de 11,9 pontos).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar