Pesquisar
Close this search box.

Alimentação é preocupação para a Copa

O turista que vier a Manaus no período da Copa do Mundo corre o risco de não encontrar um restaurante ou um café da manhã que não esteja lotado. Se preferir permanecer no eixo que inclui a zona Oeste e parte da Centro-Sul, onde se localizam a Ponta Negra e a Arena, pior ainda. Para comer o tradicional pão com tucumã – o x-caboquinho – terá que batalhar para encontrar um local aprazível, que não seja uma daquelas tendas instaladas nas calçadas. Se optar por conhecer as feiras – locais muito requisitados pelos turistas em todo o mundo – vai se deparar com muita falta de higiene e limpeza. É o que ocorre hoje, por exemplo, na Feira de Artesanato da avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, e na Feira de Educandos, só para citar dois pontos muito próximos ao porto, que certamente atrairão muitos visitantes. Faltam cursos para os atendentes, principalmente aqueles que manipulam alimentos. E uma fiscalização mais rigorosa evitaria um vexame para a cidade daqui a seis meses.

SURPRESA

O deputado Carlos Sousa (PSD) foi o grande destaque do Amazonas no ranking da revista Veja, em parceria com a Universidade do Rio de Janeiro, que apontou os parlamentares que mais colaboraram para modernizar o país. Ele foi o 11° colocado entre 513 parlamentares, com nota 7,8. Aparecem bem posicionados ainda Plínio Valério (PSDB), em 16°, e Átila Lins (PSD), em 17°, com notas 7,3 e 7,2 respectivamente. Entre os senadores, Eduardo Braga ficou em 18° entre os 81 membros da Casa, com nota 5,6.

MAIS UM

O vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS) tem dito a amigos que agora se sente livre para ser candidato a governador, depois que o prefeito Arthur Neto o exonerou da Secretaria de Infraestrutura. Ele espera pela definição do PSB, já que definiu o apoio ao presidenciável do partido, e garante que só precisa de mais um partido com tempo de TV para oficializar a candidatura.

CONFIRMOU

Como a coluna previra no final de semana, a licitação para a escolha das novas agências de publicidade da Prefeitura de Manaus deu problema. O Tribunal de Contas do Estado suspendeu o certame ontem, alegando falhas na condução do processo. O pedido foi feito pela Sacada Publicidade, quarta colocada na fase técnica. Apenas três empresas assinarão contrato.

JÁ FOI

Agora é pra valer. O Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus, revisado e aprovado pela Câmara Municipal de Manaus de agosto a dezembro deste ano, foi encaminhado para sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB) ontem. A Casa enviou a redação final do Plano Diretor para o prefeito Arthur Neto (PSDB), com 105 emendas dos vereadores e da sociedade civil, uma semana após votação em Plenário, que durou toda a tarde da última segunda (16) e que foi acompanhada por membros do Ministério Público do Estado do Amazonas.

VETOS

A partir da entrega do anteprojeto aprovado pelos parlamentares, o prefeito terá 15 dias para sancionar os três projetos de lei e os quatro projetos de lei complementares que compõem o Plano Diretor. As novas regras começam a valer a partir da sanção. Em caso de vetos, o prefeito tem 48 horas após os 15 dias para encaminhar os vetos à CMM. “Em ocorrendo isso, os vetos somente deverão ser apreciados em fevereiro”, explicou a diretora legislativa Evelina Câmara. O retorno dos trabalhos legislativos na CMM ocorrerá no dia 10 de fevereiro, com a leitura da mensagem do executivo pelo prefeito Arthur Neto.

BALANÇO

Nem tudo foi Ricardo Nicolau este ano na Assembleia Legislativa. A Casa entregou, em 2013, 23 sugestões de alterações de Leis Orgânicas e Regimentos Internos à Câmaras Municipais do interior do Estado. Nesse mesmo período, os municípios de Apuí e Benjamim Constant tiveram suas Leis Orgânicas e os Regimentos Internos de suas Câmaras promulgados e publicados em livro; em outros 11 municípios a revisão desta legislação foi iniciada; e, em outros seis, as Leis Orgânicas estão prontas para ser entregues, num total de 42 legislativos municipais atendidos pela Assembleia, por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior.

TOUR

O governador Omar Aziz lançou seu principal projeto, o Ronda no Bairro, em dois dos maiores municípios do Estado. No sábado ele foi a Itacoatiara e ontem a Parintins. Como já havia lançado anteriormente em Manacapuru, fechou o leque das três cidades mais populosas do interior. No sábado ele ainda esteve em São Sebastião do Uatumã, onde entregou implementos agrícolas que beneficiam 800 famílias de agricultores e também anunciou obras de R$ 22 milhões nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e segurança.
VANDALISMO

Depois da bela inauguração da segunda etapa do Complexo Turístico da Ponta Negra, aonde compareceram cerca de 300 mil pessoas, segundo estimativa da PM, vândalos atacaram ontem as paradas de ônibus do local, que foram pichadas. Sinal de que o policiamento precisa ser melhorado na área, principalmente de madrugada.

OPÇÕES

Além da Copa, 2014 reserva para o amazonense uma oportunidade única de curtir paraísos globais, a partir das novas rotas aéreas que serão inauguradas. A TAP vai levar os amazonenses diretamente a Lisboa e dali para toda a Europa, enquanto a Conviasa, empresa venezuelana, vai começar a operar dois voos semanais diretos para a ilha de Margarita, destino preferencial dos manauaras em férias.

RISCO

A Câmara de Vereadores de Maués estava aguardando para votar o Plano Plurianual, sem o que a Prefeitura de Maués pode ter que iniciar o ano com o orçamento anterior, ficando impedida de executar determinadas ações e sujeita a penalidades. O impasse acontece porque o Executivo deixou de enviar os anexos, detalhando as ações dos próximos quatro anos, o que impede os parlamentares até de propor emendas

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar