A Aliança Renault-Nissan vendeu 8.266.098 de veículos no mundo em 2013, um volume de vendas sem precedentes que representa uma alta de 2,1% em relação a 2012 e inclui as vendas da AVTOVAZ.
“A forte demanda nos principais mercados mais do que compensou o baixo crescimento, ou até mesmo recuo, nas outras regiões », declarou Carlos Ghosn, Presidente da Renault-Nissan. Sempre haverá períodos de volatilidade em algumas regiões, mas estamos otimistas em relação ao crescimento do mercado automotivo de longo prazo. A Aliança Renault-Nissan está bem posicionada para desempenhar um papel de destaque nos principais segmentos do mercado em nível mundial.”
O grupo Renault vendeu 2.628.208 veículos no mundo em 2013, em alta de 3,1% em relação a 2012. Em um mercado em queda de 1,7%, os volumes do Grupo aumentaram 2,4% na Europa, com 1.301.864 veículos vendidos; a participação de mercado chegou a 9,5%, em alta de 0,4 ponto.
Pelo segundo ano consecutivo, a Renault realizou mais de 50% de suas vendas fora da Europa. Elas chegaram a 1.326.344 veículos, em alta de 3,8% em relação a 2012.
A Nissan Motor Corporation vendeu 5.102.979 veículos no mundo, em alta de 3,3%, um volume recorde pelo quarto ano consecutivo. A Nissan continua a comercializar mais de 1 milhão de veículos em seus dois principais mercados: a China e os Estados Unidos.
A AVTOVAZ, proprietária da célebre marca LADA, vendeu 534.911 veículos em nível mundial, uma queda de 12,1% em relação a 2012, em um contexto de desaceleração do crescimento econômico na Rússia.
A Aliança Renault-Nissan possui uma participação majoritária no capital da AVTOVAZ, a maior montadora de automóveis da Rússia, através de uma joint venture com a empresa estatal RosTech. Um veículo a cada três na Rússia foi vendido pela Aliança Renault-Nissan e a AVTOVAZ.
Fatos relevantes do ano de 2013: Renault e Nissan
Os dez primeiros mercados da Aliança em 2013 foram China, Estados Unidos, Rússia, Japão, França, México, Brasil, Alemanha, Reino Unido e Turquia.
Na China, primeiro mercado automotivo mundial, a Nissan bateu seu recorde com 1,27 milhão de unidades vendidas em 2013, uma progressão de 17,2%.
A Nissan é a marca japonesa número um na China, com uma participação de mercado de 5,9%. Entre as vendas da Nissan a Venucia, a marca chinesa local com seu parceiro DongFeng Motor.
Em dezembro 2013, a Renault anunciou a aprovação do governo chinês para iniciar a produção de carros na China em 2016, através de uma joint venture com a DongFeng. Esta joint venture se instalará na cidade de Wuhan, uma fábrica com capacidade para produzir 150.000 unidades por ano, podendo ser multiplicada por dois posteriormente.