Pesquisar
Close this search box.

Alerta do TCE-AM aos gestores

Alerta do TCE-AM aos gestores

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas alertou os gestores do interior do Amazonas sobre o atraso no envio de dados ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, e ao DigiSUS. A recomendação foi submetida ao plenário e aprovada por unanimidade pelos membros da Corte de Contas. “A adimplência do envio de dados ao Ministério da Saúde pode resultar em uma série de consequências, entre elas a suspensão das transferências voluntárias entre os entes da federação” afirmou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.  Segundo análises feitas pelo TCE-AM, em junho deste ano, apenas o município de Urucurituba estava em dia com a alimentação de dados nos sistemas. Foi identificado algum tipo de pendência em todos os outros 60 municípios do interior, tornando-os inadimplentes no envio de dados.

NOVA FROTA

A nova frota de veículos que atenderá o transporte coletivo de Manaus está sendo fabricada em duas etapas, totalizando 300 novos ônibus que serão incorporados ao sistema até o final deste ano, sendo 150 já em setembro. “Será um grande ganho para população, que terá ônibus novos, mais modernos e confortáveis, além de outras melhorias como novas estações de transferência, construção e reforma de terminais”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), lembrando que todas essas medidas são resultado na intervenção feita no sistema.

ASSÉDIO

O prefeito sancionou a Lei Municipal n° 2.646/2020, que institui medidas de prevenção e combate ao assédio sexual a mulheres no transporte público. Publicada no Diário Oficial do Município, a nova legislação busca coibir, alertar e conscientizar a população sobre a seriedade do tema, por meio de uma campanha permanente de ações afirmativas, educativas e preventivas.

ACORDOS

O Centro de Referência em Mediação Familiar da Defensoria Pública do Estado do Amazonas intermediou 857 acordos, de um total de 880 audiências realizadas na área de Família entre os meses de março e julho deste ano. O atendimento prestado na mediação de conflitos foi todo realizado de forma virtual para garantir a segurança dos assistidos, em cumprimento às determinações das autoridades sanitárias.

SOLIDARIEDADE

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), prestou homenagens aos militares que morreram durante operação contra o narcotráfico no rio Abacaxi, município de Nova Olinda do Norte, distante 135 quilômetros de Manaus. Durante discurso na inauguração da Base Fluvial Arpão, ele garantiu assistência às famílias do 3º sargento Manoel Wagner Silva Souza e do cabo Márcio Carlos de Souza, da Polícia Militar do Amazonas.

MARIA DA PENHA

A Polícia Civil do Amazonas, por meio das Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher, registrou 3.655 Inquéritos Policiais, no âmbito da Lei Maria da Penha, no primeiro semestre deste ano. As especializadas efetuaram também, nesse mesmo período, 253 prisões em flagrante e em cumprimento a mandados. Entre os crimes mais registrados estão injúria, ameaça e lesão corporal.

REVEZAMENTO

Os alunos que irão compor os blocos A e B no revezamento das atividades presenciais da rede pública estadual, em Manaus, serão definidos pela gestão da própria escola em que o estudante está matriculado. O retorno às aulas presenciais nas unidades da capital inicia na segunda-feira (10), com os alunos do Ensino Médio e da modalidade Educação de Jovens e Adultos.

TURISMO

Operadores de outros Estados e países serão convidados pela Empresa Estadual de Turismo do Estado do Amazonas a participar da Pesquisa de Prospecção do Mercado Turístico do Amazonas. O questionário será compartilhado em português e inglês por e-mail e poderá ser respondido de 4 a 11 de agosto deste ano.

ALIANÇA

O presidente do PSD Manaus e deputado estadual, Ricardo Nicolau, selou a primeira aliança partidária de sua pré-candidatura a prefeito de Manaus, lançada na semana passada. Ontem, o partido Solidariedade, presidido no Amazonas pelo deputado federal Bosco Saraiva, oficializou a adesão ao projeto voltado às eleições de novembro.

FRASES

“Nós verificamos que todas as providências e todos os protocolos que a Seduc se comprometeu estão sendo executados.” Terezinha Ruiz (PSDB), depois de visitar as escolas para verificar a possibilidade da volta às aulas

Wilson

“O Estado vai dar uma resposta dura ao que aconteceu”. Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, sobre a morte de dois policiais em confronto com traficantes no rio Abacaxi

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar