A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concedeu na tarde desta terça-feira (10), os Títulos de Cidadã do Amazonas a Dra. Maria Nazareth da Penha Vasques Mota e a também Dra.Carla Thomas. A propositura foi do deputado o Deputado Delegado Péricles e a solenidade aconteceu no plenário Ruy Araújo do Poder Legislativo.
Maria Nazareth
Dra. Maria Nazareth da Penha Vasques Mota é carioca, nascida na cidade no Rio de Janeiro. Cursou Administração de Empresas na Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e Direito na Universidade Federal do Amazonas. Cursou Mestrado em Ciências Penais – Universidade Cândido Mendes e Doutorado em Ciências Sociais – Política na
PUC /SP.
Maria foi administradora do Serviço Público Federal- Atuou no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social onde foi Coordenadora de Modernização Administrativa e atuou como Coordenadora de Planejamento de Saúde da antiga Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Amazonas.
Aposentou-se como Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas. Coordenou o Mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
Professora Universitária de Direito nas disciplinas de Direitos Humanos, Criminologia, Direito Penal, Prática Jurídica, Sociologia Jurídica e Metodologia da Pesquisa Científica. Coordenadora do Curso de Direito, Coordenadora de Trabalho de Curso e de Pesquisa e Extensão no Ciesa, Professora do Curso de Direito da Faculdade Santa Teresa.
Durante solenidade, a Dra. Maria Nazareth, muito emocionada, lembrou de sua gratidão pelos 46 anos morando no estado do Amazonas e todas as conquistas e alegrias que foi lhe concedida ao longo desses anos” foi no Amazonas que Deus concedeu que eu construísse a minha família, foi no Amazonas que eu deixei a minha maior marca.” afirmou Nazareth.
Outras contribuições
Membra do IAB -Instituto de Advogados do Brasil; Membra da ALCAMA – Academia de Letras Ciência e Culturas da Amazônia; Membra da Comissão de Criminologia e Política Criminal, da Comissão do Idoso e da Comissão Permanente da Mulher Advogada – OAB/AM; Recebeu a medalha Roberto Vieira – Concedida no Mestrado em Direito Ambiental da |Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
Publicações:
Jovens em conflito com a lei: Juventude Kafkiana em Manaus. Possui inúmeras publicações de artigos em livros em
outras instituições. Possui um Podcast: Podtudo _ vm
Carla Thomas
Natural de Iporã do Oeste/SC; Carla Thomas é Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas desde 2019; Doutoranda em Função Social do Direito pela FADISP, desde 2020; trabalhou como bancária em Florianópolis/SC (1993 a 2000), como advogada em Florianópolis/SC (2001 até 2006), foi Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais em Manaus (2006 a 2020) e Tabeliã de Notas em Manaus (2020 a 2024).
Durante seu discurso de agradecimento aos presentes, Carla fez questão de salientar a importância do titulo concedido a ela ” é um grande orgulho e uma grande honra para mim, já me sentia parte do povo Amazonense e agora, de fato eu sou” e reafirmou ” Fico feliz por fazer parte deste estado. São 17 anos aqui” agradeceu Carla.
Atualmente desde março/2024, Carla Thomas exerce a função de Oficial de Registro de Imóveis, Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro de Títulos e Documentos em Floriano/PI.