Pesquisar
Close this search box.

Ainda nerds; porém descolados

https://www.jcam.com.br/2305_B1.jpg

Na sexta-feira (25), os nerds de todo o planeta Terra estarão em festa celebrando o ‘Dia do Orgulho Nerd’ mas, por que comemorar essa data, assim, sem mais nem menos e, afinal de contas, o que são nerds?

Começando pela data. Foi no dia 25 de maio de 1977 que estreou o filme Star Wars (Guerra nas Estrelas, no Brasil), amado e reverenciado por dez entre dez nerds. Star Wars ganhou sete Oscars, inclusive de trilha sonora, uma das mais conhecidas de todos os tempos e, até agora já foram realizados oito filmes com uma história que vai e vem no tempo, mas que só os nerds entendem perfeitamente, além de saber os nomes de todos os personagens. E não para por aí. No 25 de maio os nerds também comemoram o ‘Dia da Toalha’, em referência ao item indispensável para um mochileiro das galáxias na obra de Douglas Adams. O livro, ‘O guia do mochileiro das galáxias’ conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do ‘Guia do mochileiro das galáxias’. E aí? Conseguiu viajar?
Já o nerd “é alguém muito apaixonado por determinado assunto, geralmente algo da cultura pop, como cinema, quadrinhos, games e Star Wars”, falou Thiago Henrik, cofundador e diretor de conteúdo do Mapingua Nerd, “um movimento de valorização da cultura geek da região Norte, que virou referência no assunto desde que surgiu em Manaus, em 2015, mantendo o maior portal geek da região. Reúne uma equipe de voluntários apaixonados, criativos e talentosos que, através de reportagens, podcast, vídeos e eventos, dá visibilidade a iniciativas locais (como quadrinistas, escritores, cineastas e outros) e reflete a visão do nortista sobre o mundo nerd”, esclareceu.

Paixões da adolescência

Durante o ‘Dia do Orgulho Nerd’ e o ‘Dia da Toalha’, o pessoal do Mapingua Nerd vai reunir os demais nerds de Manaus em um evento gratuito com palestras, debates e muitos sorteios (incluindo um exclusivo para quem tiver levado sua toalha), às 19h, na Livraria Saraiva do Manauara Shopping.

Além do Mapingua Nerd, estarão presentes o Mochila de Prótons e o Cine Set com as palestras ‘A Influência do Universo Geek nas Marcas’ e ‘As representações femininas em The Handmaid’s Tale’. Na disputa Nerd Deathmatch, dois nerds entram, um nerd sai (com prêmio). É assim que vai funcionar a disputa entre dois lados de uma rivalidade nerd (ex: Mortal Kombat x Street Fighter) com debatedores sorteados na platéia. Nessa edição do evento haverá o maior número de itens pra sortear e premiar o público: 55 no total, oferecidos pela Amazon Print, Biscoisas, Brainstorm Crafts, Calabouço, Casa Geek 42, DNA Nerd, Marialva Ideias Criativas, Nerd Baby, Player Games, Quest Café, Recicla Nerd, Rei do Churrasco Premium, Renk e Tetris Game Burger. “Um nerd não é um Peter Pan, alguém que não quer envelhecer. Diria que é alguém que ainda gosta muito de várias das coisas que gostava quando era adolescente. Mas nerds também podem ser adultos responsáveis, casados, com filhos, grandes profissionais, mas que ainda se emocionam muito com Star Wars, por exemplo”, explicou.

Nerds de todas as idades

Geralmente, quando se fala em nerd, se imagina alguém que vive para ler, estudar e ver filmes de ficção. “Quem dera. Ser fã não paga as contas, então a gente também tem que trabalhar. Mas diria que sim, o nerd provavelmente leva essas coisas mais a sério que as outras pessoas porque é algo que para nós é muito prazeroso. Passamos meses conjecturando o roteiro de um filme antes dele estrear, e depois anos conversando sobre as melhores cenas, as influências e demais aspectos desse mesmo filme. Não é muito diferente de um fã dos Rolling Stones, que usa camiseta da banda e escutas as mesmas músicas há 30 ou 40 anos”, afirmou.

Sobre a admiração por Star Wars, Thiago falou. “Os fãs mais jovens são atraídos pelo fenômeno em si e acabam gostando das histórias, dos personagens carismáticos e cenas icônicas. Mas, voltando no tempo, penso que os nerds gostavam de quadrinhos, livros de aventura capa e espada, ficção científica… e Star Wars é tudo isso. Mas, principalmente, porque mostra que até um garoto, no fim do mundo, pode ser o escolhido para salvar uma galáxia. Pra uma galera que costumava ser excluída, talvez essa identificação ou idealização seja muito atraente. Além disso, hoje a gente está acostumado com trilogias, além de bonequinhos, camisetas e pôsteres de grandes franquias, mas quem começou tudo isso foi o George Lucas. Ele se certificou de que seu filme não seria apenas um filme e isso mudou o cinema, e a vida nerd, pra sempre”, riu.

Sobre a série cômica americana de grande sucesso ‘The Big Bang Theory’, que mostra a vida de quatro nerds, Thiago lembrou que “eles são uma caricatura exagerada, mas baseados em fatos: a gente usa camisetas de super-heróis, passa horas jogando online, gosta de ciência, paga alguns micos e faz umas loucuras de vez em quando”.

E concluiu. “Tem muito nerd em Manaus. Pra ter uma estimativa, só nosso portal recebe entre 40 e 60 mil acessos mensais. Mas pra esse evento a gente tá esperando receber umas 100 pessoas, até pelo local. A maior parte do nosso público tem entre 18 e 35 anos, mas não é difícil encontrar crianças e nerds old school nos nossos eventos também”.

O QUE? Dia da Toalha / Dia do Orgulho Nerd
QUANDO? Sexta-feira (25), às 19h
ONDE? Espaço Thiago de Mello da Livraria Saraiva do Manauara Shopping – Preço: Gratuito
INFORMAÇÕES? (92) 9 8193-0902 e mapinguanerd.com.br

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar