Pesquisar
Close this search box.

Águas de Manaus investe R$ 105 milhões para ampliar serviços

Manaus não para de crescer. Nos últimos dez anos, a população aumentou em mais de 25,5%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento, a concessionária Águas de Manaus está investindo mais de R$ 105,6 milhões na ampliação e modernização do abastecimento com água tratada para vários bairros da capital, por meio do projeto ‘+ Águas’.

Moradores da Cidade Nova, Parque São Pedro, Monte das Oliveiras, Cidade de Deus e José Bonifácio, todos na zona Norte de Manaus, já sentem as melhorias. Nos últimos dois meses, mais de 6 km de rede foram implantadas. “Por vários anos sofremos com falta de água, mas graças a Deus, hoje temos água 24 horas e somos gratos por termos sido escutados pela concessionária”, disse Antelmo Cardoso, que há 20 anos mora no bairro José Bonifácio.

Até 2023, mais de 30 áreas da cidade, entre conjuntos e novos bairros, receberão as obras de criação de infraestrutura de água. E terão sido implantadas mais de 260 km de novas redes de água, melhorando a vida de mais de 236 mil manauaras. Iniciativas que garantem o controle de qualidade, gestão energética, redução de perdas e água abundante na casa das famílias.

Como avanços e investimentos contínuos para a melhoria do saneamento na capital amazonense, o diretor-executivo da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, ressalta que a atuação da empresa não se resume a infraestrutura, mas também em saúde e dignidade para a população.

“Manaus é referência no Brasil por suas iniciativas e no saneamento demos um passo importante, em como atender essas áreas vulneráveis, com soluções de infraestrutura e na relação direta com a sociedade. Com isso, estamos investindo na ampliação e modernização do abastecimento com água tratada. Mais de 100 quilômetros de novas redes foram construídos em comunidades com suas próprias dinâmicas e rotinas. Mas ainda temos desafios, entre eles, nas zonas Leste e Norte que recebem obras de extensão e melhorias, e que vai causar impacto no desenvolvimento e principalmente em saúde preventiva e minimizar de forma expressiva, doenças hídricas”, pontuou.

Águas de Manaus implanta 265 quilômetros de novas redes de abastecimento na cidade – Foto: Divulgação

Benefícios

Os investimentos do Programa + Águas já podem ser percebidos pela população em algumas áreas da cidade. Em muitos dos casos, o benefício vai além da água tratada na torneira.  A cozinha comunitária do Valparaíso, na zona Leste de Manaus, é um exemplo disso. Criada há quase dez anos, a cozinha distribui diariamente mais de 250 refeições gratuitas para pessoas em situação da vulnerabilidade social.

A parte mais alta da rua Paracanaxi, onde a cozinha está localizada, é uma área de ocupação recente e por isso, não contava com estrutura regular de abastecimento de água tratada. Assim, o estabelecimento utilizava um poço artesiano particular da região para obter água e produzir os alimentos.  Há quatro meses, porém, o poço parou de funcionar e de fornecer água para a cozinha. O problema deixou o local sem funcionar por quase uma semana, impactando diretamente a vida de quem depende do almoço fornecido gratuitamente.  “Era algo desesperador ver as pessoas nos procurarem aqui e não termos comida para oferecer. Estamos em uma região muito carente da cidade, onde as pessoas muitas vezes têm apenas a refeição que fornecemos para se alimentar”, contou Jéssica Girão, coordenadora da cozinha do Valparaíso.

Assim que a demanda chegou ao conhecimento da Águas de Manaus, carros-pipas passaram a ser enviados diariamente ao local para abastecer a caixa d´água da cozinha. A doação de alimentos para a comunidade retornou. Como uma das características da empresa é ter um olhar diferenciado para a população mais vulnerável, a concessionária também trabalhou, paralelamente, em uma solução definitiva para a questão.

Após mapear as ruas vizinhas da cozinha, a Águas de Manaus implantou mais de 1.200 metros de novas tubulações de água tratada na região, além de 80 ligações individuais. Com isso, além de garantir água tratada 24h por dia para a cozinha comunitária, o trabalho beneficiou mais de 400 moradores do Valparaíso.

A comunidade aprovou a ação. “Posso dizer, em nome de todos aqui, que estamos muito felizes e agradecidos por essa obra. Dependemos de água para todas as nossas atividades. O que começou como um problema há dois meses, acabou virando um benefício para todos graças a esse trabalho”, reforçou a coordenadora da cozinha, Jessica Girão. 

Mais dignidade

Outra região que já recebe obras do Programa + Águas é a Comunidade Coliseu, que conta com mais de 18 mil moradores em suas três etapas. Localizada no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, a comunidade Coliseu existe há cerca de oito anos. Como nasceu de ocupações, a atual estrutura de abastecimento do local não é regular.

Para transformar esta realidade, a concessionária está implantando 15 mil metros de tubulações de água tratada, além de toda infraestrutura necessária para que as mais de 3.500 famílias residentes nas três comunidades possam utilizar a água produzida pela concessionária.  A previsão é que o sistema seja concluído até o fim do ano.

“Moro aqui há seis anos e já sofri muito para conseguir água para minhas atividades. Já tive que furar cacimba e carregar muito balde por essas ruas. Hoje, a estrutura está um pouco melhor, com os poços particulares, mas ainda não é o ideal. Ainda há pessoas que armazenam água da chuva, para ter o mínimo possível em casa. Saber que em breve, vou poder abrir uma torneira e ter água a hora que eu quiser em casa é a realização de um sonho”, contou a doméstica Duzângela Pinheiro, moradora da Coliseu.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar