Agroindústria registra crescimento de 6% no primeiro semestre

A safra recorde de grãos em colheita, o aumento de preços e volume de produtos exportados levaram o setor de agroindústria registrar crescimento de 6% no primeiro semestre, de acordo com os dados divulgados na última sexta-feira, 6, pelo IBGE

A safra recorde de grãos em colheita, o aumento de preços e volume de produtos exportados levaram o setor de agroindústria registrar crescimento de 6% no primeiro semestre, de acordo com os dados divulgados na última sexta-feira, 6, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Apesar da recuperação em relação ao ano passado, o índice ainda é mais baixo do que a evolução na indústria, que aumentou a produção em 16,2% no mesmo período.
Nos seis primeiros meses do ano, a agricultura registrou um incremento de 4,4% e o setor de pecuária teve um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já a cadeia de inseticidas, herbicidas e defensivos agropecuários avançou 34,1%. O setor de madeira também mostrou boa recuperação, com avanço de 23,8%.
No ano passado, a crise econômica afetou fortemente a agroindústria nos seis primeiros meses do ano, com uma queda de mais de 10% na evolução do setor.
O cenário de recuperação e a previsão de safra recorde levaram mais confiança aos agricultores, que passaram a investir mais no campo. Os desembolsos contribuíram para o crescimento de 50% no setor de máquinas e equipamentos.
A estimativa para a safra de grãos deste ano é de cerca de 146,4 milhões de tonelada, 9,2% acima do registrado no ano passado, quando uma estiagem na Região Sul, prejudicou o desempenho.
As exportações de couros e pele bovinas registraram o melhor desempenho da balança, com crescimento de 17,1% no período. As vendas de celulose para fora do país subiram 8,3% e as de carnes bovinas e congeladas 5,3%. Houve redução nas exportações de álcool (-54,2%), fumo (-24,7%), óleo de soja em bruto (-13,5%) e grãos de soja triturados (-4,2%).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email