Pesquisar
Close this search box.

Agricultores recebem orientação para crescer por meio do Dia de Campo

Para o gerente regional da Emater/RS em Erechim, Lirio Antônio Zarichta, a iniciativa vai motivar os agricultores a ampliarem seus conhecimentos e também prepará-los para que invistam os recursos da propriedade adequadamente e alcancem maior rentabilidade.
“Pela força da citricultura na região, pela qualidade diferenciada dos frutos em termos de sabor e coloração, acreditamos no potencial de mercado para a fruta de mesa, em que é possível agregar mais valor. Unimos forças para desenvolver o citros e investir em novas opções para os produtores, que ainda se concentram no mercado de sucos”, destacou o gerente.
Conforme Zarichta, a citricultura, na área de abrangência da regional, ocupa mais de seis mil hectares, e a produtividade média atinge atualmente 15 toneladas/hectare. “Este valor é considerado ainda baixo, mas muitos pomares ainda estão em fase inicial de produção”, explica. Em 2008, houve incremento de mais de mil hectares e, para 2009, estima-se novos 500 hectares de área. “Mas um dos nossos desafios de agora é dobrar ou até triplicar a produção sem aumento de campo, impulsionando novas tecnologias em plantio e adubação”, revelou.
Conforme o gestor da Regional Sebrae/RS Planalto e Norte, Antônio Azolin Júnior, os palestrantes serão consultores do Sebrae/RS, técnicos da Emater/RS e de cooperativas parceiras. Em cada propriedade há cinco estações programadas. As paradas prevêem momentos práticos em que serão abordados manejo do solo em pomares, controle de doenças e pragas, equipamentos e formas adequadas de pulverização, trato de podas e domínio de invasores.
Na parte final, uma técnica extensionista da Emater/RS fará palestra sobre o valor nutricional das frutas cítricas para a alimentação humana e haverá um coquetel para degustação de pratos e bebidas à base delas. Os representantes das entidades parceiras ainda farão manifestações de encerramento.

Demonstrações do projeto

Azolin Júnior salientou que o consultor Antoninho Beton, que acompanha os agricultores no projeto, fará demonstrações e comandará o debate no item tocante à parte do preparo da terra. “A adubação verde será uma técnica importante na sua abordagem. Ela consiste em colocar entre os pomares determinadas plantas, como aveia, vinca e nabo forrageiro, que vão nutrir e conservar melhor o solo. Os citricultores podem inovar através deste aprendizado”, incentivou.
Segundo o gestor, a iniciativa é realizada também visando a estender a contribuição do Sebrae/RS e parceiros ao desenvolvimento da citricultora no Alto Uruguai. “É uma forma de beneficiarmos mais pessoas, já que o projeto em andamento não pode atingir a todos os envolvidos com a prática”, justificou. Mas Zarichta, da Emater/RS, salienta que o serviço de orientação técnica de produção por parte da entidade é destinado a todos os fruticultores da região. A entidade acompanha o crescimento da citricultura desde que foram implantados os primeiros pomares comerciais na região, nos anos 1990.
Nos três dias de campo, a realização é do Programa de citricultura do Sebrae/RS e Emater/RS, órgão de responsabilidade do Governo do Estado. Mas a iniciativa também é viabilizada através de outros agentes. Em Aratiba: Prefeitura Municipal de Aratiba, Coperdia (Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia) e Rádio Aratiba FM.
Em Mariano Moro: Prefeitura Municipal de Mariano Moro, Associação dos Fruticultores de Mariano Moro, Copérdia e Sicredi. Em Severiano de Almeida: Prefeitura Municipal de Severiano de Almeida e Copérdia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar